Ao que parece a Intel está com planos para fabricar processadores que serão significativamente mais poderosos que os modelos atuais. Recentemente o arquiteto-chefe Raja Koduri revelou que a empresa está trabalhando em uma nova técnica de fabricação de transistores, onde será utilizado um novo material para melhorar os capacitores. De acordo com o arquiteto, esta mudança irá proporcionar uma melhoria de até 20% no desempenho do processador.

Segundo Raja, em entrevista para a Reuters, este será "o maior salto intra-node da história". Ele ainda complementa dizendo:

"É realmente [o] mesmo que você obteria com um node de desempenho completo da Lei de Moore."

Caso você não conheça, a Lei de Moore, chamada assim em homenagem ao cofundador da Intel Gordon Moore, diz que haveria um aumento de 100% no número de transistores pelo mesmo custo a cada 18 meses. Com esta novidade chegando, esta é a primeira boa notícia em meses para a Intel e seus investidores, pois em julho a empresa anunciou que seus planos para fabricação de processadores com litografia de 7 nanômetros seriam adiados para um ano depois da data prevista.

Lei de Moore onde prevê um aumento de 100% no número de transistores com um mesmo custo a cada 18 meses. Fonte: Wikipedia
Lei de Moore onde prevê um aumento de 100% no número de transistores com um mesmo custo a cada 18 meses. Fonte: Wikipedia

Os primeiros chips que irão utilizar a nova tecnologia anunciada são os Tiger Lake, processadores desenvolvidos para notebooks com uma litografia de 10 nanômetros. Os novos modelos de processadores mobile serão lançados no final deste ano.

O que você achou da novidade? Acredita que este é o início de diversas inovações da Intel para seus processadores? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!