A nova placa gráfica que levou o nome de AMD Radeon Pro VII tem seu uso focado para profissionais criadores de conteúdo e também engenheiros, com até 26% de ganho de performance se comparada a geração anterior, os ganhos aparecem em aplicações como DaVinci Resolve além de ter grandes otimizações de utilização de energia para serviços como simulações usando CAE e aplicações de HPC (servidores).

Além da nova placa de vídeo vindo do time vermelho também há otimizações na parte de software em forma de uma atualização para o AMD Radeon Pro Software Enterprise, que são os drivers da AMD para suas placas gráficas focadas em uso profissional.

As informações vem direto da AMD por um post feito em seu blog, infelizmente não tivemos detalhes específicos do que mudou em seu software mas sabemos que tem relação direta com estabilidade da plataforma, melhora de performance e de segurança também, todos aspectos que sofreram grandes críticas nos últimos meses.

AMD Radeon Pro VII
AMD Radeon Pro VII

AMD Radeon Pro VII

A nova placa gráfica recebeu alguns detalhes da marca, então iremos falar um pouco sobre eles aqui. A primeira coisa que mostro é a sua ficha técnica com a pequena tabela que montei abaixo, dêem uma olhada.

Placa Stream Processors Teraflops Memória Largura de banda Interface de memória Saídas de vídeo
Radeon Pro VII 3840 6.5 Tflops (FP64) 13.1 Tflips (FP32) 16GB HBM2 com ECC 1TB / s 4096-bit 6x Mini-DisplayPort 1.4

Como vocês podem ver, a placa é um tanto robusta e tem clara descendência da Radeon VII, o que mostra o porquê do nome escolhido para a mesma. Mas claro que não foram só melhorias físicas, também temos algumas otimizações internas da placa.

Suporte a PCIe 4.0

Sem dúvidas um dos grandes diferenciais desta placa fica com o suporte a PCIe 4.0, algo que para nós consumidores não faz muita diferença mas para o trabalho mais pesados - principalmente em servidores - pode causar grande impacto, não só em consumo mas como em performance também.

Outras tecnologias embarcadas na placa ficam com controle remoto de trabalho, saída de vídeo sincronizada que é muito importante para trabalhos 3D intensivos, suporte a altas resoluções (Até 8K com sinal HDR) dentre outras coisas que no momento são o topo de performance e qualidade.

A nova placa já se faz presente no site da AMD e você pode conferir mais detalhes e fotos da mesma por lá, deixo o link abaixo para vocês se aventurarem no site da AMD.