Mesmo que não seja possível ter uma experiência completa do bom e velho Windows XP no mini computador Windows XP, o sistema operacional baseado em Linux, Raspbian XP Professional, desenvolvido pela Pi Lab, sem dúvidas chega próximo a isso. O SO foi desenvolvido para ser utilizado na última geração do Raspberry, o Raspbeery Pi 4.

O Raspbian XP Professional possui diversas funcionalidades que lembram o clássico Windows XP. O design da área de trabalho possui o menu iniciar funcionando de forma idêntica, a barra de pesquisa é funcional (localizada no topo) e os ícones possuem o mesmo desenho. Além disto, para ficar mais próximo ainda da experiência do Windows XP, ainda foi pré-instalado o LibreOffice para substituir o Microsoft Office.

Entretanto, apesar da grande semelhança visual, o SO possui apenas uma "skin" ("roupa") do Windows XP, ou seja, não será possível executar os aplicativos do Windows XP normalmente. Porém, caso queira, é possível executar o Windows utilizando um emulador. Desta forma, será possível executar um aplicativo nativo do Windows através da utilização de uma máquina virtual do Windows 98.

O novo sistema operacional baseado no Windows XP para o Raspberry Pi 4 já vem com diversas plataformas de emulação como, por exemplo, o BOX86, que é capaz de rodar jogos antigos para PC. Há também outros emuladores como o DOSBox, o Mupen64 e o MAME. Ao conectar o cabo USB no Raspberry, o mini PC irá funcionar como um console de jogos retrô.

Infelizmente, o projeto deste sistema operacional ainda está em andamento. Enquanto isso, confira o vídeo de demonstração abaixo e visite o canal da Pi Lab no YouTube para mais informações.

Matérias recomendadas para leitura: