O uso do mouse é praticamente indispensável para o manuseio do computador, sendo um item necessário para a maioria dos PCs. Quando ele para de funcionar ou estraga, a maioria das pessoas costumam a descartar este item. Entretanto, é possível encontrar uma maneira de ajustar ou mesmo consertar ele. Aqui vamos dar algumas dicas de como detectar o problema do seu mouse e resolvê-lo.

Isso já aconteceu com a maioria dos usuários de computador. Você está pronto para realizar alguma tarefa, quando nota o mouse não está funcionando. Talvez o cursor do mouse não esteja tão fluido como costumava ser e pule por toda a tela.Ou talvez a luz na parte inferior esteja apagada e não funcione.Você pode corrigir a maioria dos problemas do mouse com relativa facilidade.

10 Dicas de como consertar um mouse estragado sem gastar nada

10 Dicas de como consertar um mouse estragado sem gastar nada

A operação do PC usando o mouse não foi apenas a causa do sucesso das interfaces gráficas atuais, como o Windows ou o macOS. Até hoje, o mouse é, juntamente com o teclado, o dispositivo mais importante de uso no PC.No entanto, os mouses sofrem mais desgaste do que os outros componentes e dispositivos do PC.

Troque a porta do USB

É uma dica simples, mas que pode ser a solução para o problema. Muitas vezes a porta do UBS pode estar com algum problema de conectividade e isso influencia na funcionalidade do mouse.

Conecte o mouse diretamente à porta USB

Se você estiver usando um hub USB externo, pode haver um problema com o dispositivo, e não com o mouse ou da porta USB.Conecte o mouse diretamente ao computador para verificar se o problema foi resolvido.

Superfície inadequada

Aparentemente aquela mesa lisa pode ser um ótimo lugar para o uso do PC e do mouse, porém pode ser que dificulte a leitura do reflexo do laser nessa superfície. Nesse caso, pode ser que o problema não seja o software.

Reinicie o computador

Quando reiniciamos a máquina, o sistema operacional pode reconhecer a entrada ou a conectividade do mouse ou outro hardware que esteja com algum problema. Antes de qualquer desespero, reinicie seu computador para a atualização do mesmo.

Fio do mouse

Confira se o fio do mouse não apresenta nenhuma abertura do cabo, próximo ao próprio mouse ou a entrada do USB. Dependendo da situação, apenas desenrolar os fios e tentar conectar novamente já basta para melhorar o uso do seu mouse.

Problemas no receptor ou pilhas fracas

Com o avanço da tecnologia, muitos aparelhos foram substituídos por wireless, no qual são equipamentos que não necessitam de fios para o uso. Isso trouxe mais facilidade para quem trabalha ou joga. Porém, para o funcionamento, esses mouses necessitam de pilhas ou baterias. Se seu mouse esteja travando ou dando pulos na tela, verifique se a pilha está carregada.

Atualize o driver

Acesse o site do fabricante para obter atualizações de driverdisponíveis,ou use uma ferramenta automatizada, como um desses 7 softwares para atualizar os drivers no Windows.Se o mouse não fizer algo que o fabricante prometeu fazer (rolagem de lado a lado por exemplo), acesse o site do fabricantepara ver se é necessário um driver extra.

Bluetooth não conectado

Se você estiver usando um mouse Bluetooth, verifique se foi conectado corretamente. Nem sempre conectar um mouse Bluetoothé fácil, e não é incomum que os dispositivos Bluetooth "percam" a conexão ou sejam esquecidos pelo computador.

Reatribua os botões

Se os botões do mouse foram trocados, como no clique esquerdo, ele executa uma função de clique direito e o botão direito faz um clique esquerdo quando pressionado, há um problema de driver ou de software. Se você já instalou o driver correto, verifique o aplicativo "Mouse" no Painel de Controle para ver se os botões do mouse foram trocados.

Vírus

Os vírus também podem fazer com que seu mouse não funcione corretamente.Use um antivírus de qualidade para verificar todo o sistema operacional.Verifique também determinadas configurações de software que podem mudar e fazer com que o mouse tropece.

Com todas essas dicas, agora fica mais fácil de consertar seu mouse. Caso nenhuma das opções funcionem, procure ajuda de um profissional.