No final do mês passado a AMD liberou um driver gráfico do Linux trazendo alguns detalhes a mais acerca da linha Renoir, nome dado as novas APUs (Accelerated processing unit) desenvolvidas pela empresa. De acordo com os dados encontrados na atualização, a unidade de processamento acelerado deve ser chegar aos usuários já com suporte à memória LPDRR4X-42266.

As informações demonstram que os futuros hardwares podem ser sensivelmente mais eficientes comparado a linha Picasso, que possui suporte às memórias DDR4-2400 nas linhas U e H. O novo patch do Linux nos mostra também que a desenvolvedora de chips irá utilizar um controlador de memória mais aprimorado.

Figura 01

De acordo com o site Phoronix, as Accelerated processing unit Renoir irão possuir suporte a versão 2.1 da engine DCN (Display Core Next), que geralmente vem em conjunto com a série de GPUs Navi. Entretanto, o chip deverá ser feito com base na arquitetura Vega, que apesar de ser antiga, deverá ser atualizada e conseguir trabalhar, dessa forma, nos padrões mais recentes de displays.

Lançamento sem previsão

Acerca do DCN 2.1, ele é capaz de suportar o padrão VCN 2.1 e consegue realizar trabalhos com resolução 4K com taxas de atualização de até 240Hz ou 8K a 60Hz (utilizando um único cabo). É garantido também o suporte a vídeos nos formatos VP9 e H265 a 4K e 90FPS ou 8K e 24FPS, além do formato H.264 em 4K com 150 frames por segundo.

Figura 02

Os chips serão produzidos em litografia de 7nm, e serão além de menores, mais potentes e energeticamente mais econômicos comparado a Picasso. Ainda não foi informado uma data de lançamento, porém acredita-se que alguma informação seja revelada durante a CES 2020, sendo lançada poucos meses depois.