10 Maneiras de resolver o erro "Dispositivo USB não reconhecido" no Windows

Se você está frustrado ao tentar conectar um dispositivo USB no seu computador ou notebook Windows, e está recebendo uma mensagem de erro, aqui estão algumas soluções eficazes que podem funcionar para resolver o problema.

Por Hardware Pular para comentários
10 Maneiras de resolver o erro

Se você se deparou com o erro "Dispositivo USB não reconhecido" ao conectar um mouse, teclado, pendrive, webcam, microfone ou outro dispositivo USB no seu computador, aqui vamos listar as prováveis soluções para o problema.

Erros de conexão USB podem ter várias causas, desde software e drivers desatualizados até conflitos de hardware e dispositivo com defeito. Muitas vezes, pode ser difícil saber qual problema um dispositivo USB está tendo ao tentar se conectar ao seu PC Windows, por isso pode ser uma boa ideia trabalhar com várias soluções possíveis, até que o erro seja encontrado.

1. Reinicie e desconecte dispositivos USB

A primeira solução que você deve tentar é desconectar todos os dispositivos USB e depois reiniciar o dispositivo. Após o reinício, tente conectar o dispositivo USB que causou o problema.

Se essa porta USB específica não reconhecer, tente outra. Se o dispositivo for detectado por outra porta USB, pode haver um problema de hardware com uma das portas USB. Se nenhuma porta USB reconhecer o dispositivo, tente conectar o dispositivo em outro computador.

2. Conecte o dispositivo diretamente no PC

Se você está usando um hub USB, que são aquelas extensões para conectar mais dispositivos em um mesmo computador, tente conectar o dispositivo que está dando problemas diretamente ao computador, sem o uso deste acessório.

Hub USB

O que pode estar acontecendo é que você está conectando mais dispositivos USB do que o computador tem capacidade, e então o Windows começa a não reconhecer outros dispositivos.

E se seu computador consegue reconhecer o dispositivo quando este não está sendo conectado através do hub, talvez você tenha que parar de usar o hub, ou comprar outro com mais energia.

Se você tiver esse problema com o Windows 8 ou Windows 8.1, você pode tentar usar a solução da Microsoft para quando o sistema operacional não reconhece corretamente os dispositivos USB. Instale o hotfix no Windows 8 e veja se o problema será resolvido.

3. Atualizar o driver do hub USB

Se você teve problemas com o erro de dispositivo desconhecido ao utilizar um hub USB, você também pode atualizar o driver do hub. Abra o Gerenciador de dispositivos e, em seguida, expanda Controladores USB (barramento serial universal).

Você deve ver pelo menos um item Generic USB hub. Em alguns computadores, você pode ver dois, três ou mais deles. Clique com o botão direito no primeiro e selecione Atualizar Driver.

hub generico

Quando a caixa de diálogo de atualização for exibida, escolha Procurar software de driver no computador.

procurar driver

Em seguida, clique em Permitir que eu escolha em uma lista de drivers disponíveis em meu computador.

procurar driver

Selecione na lista o Hub USB genérico. Normalmente, essa será a única opção desta seleção. Clique em Avançar e faça a instalação do driver. Após, clique em Fechar.

generico

Neste ponto, a tela Gerenciador de dispositivos deve ser atualizada e o dispositivo desconhecido ainda estará lá ou poderá ser detectado. Se ainda assim o dispositivo não for reconhecido, repita o processo para cada Hub USB genérico listado.

4. Desative a economia de energia do USB Root Hub

Outra coisa que você pode tentar é no Gerenciador de Dispositivos, expandir os Controladores USB (barramento serial universal), clicar com o botão direito do mouse no USB Root Hub e abrir as Propriedades.

root usb

Clique na guia Gerenciamento de energia e desmarque a caixa O computador pode desligar o dispositivo para economizar energia. Se você tiver mais de um USB Root Hub listado, repita as etapas para cada um deles.

gerenciamento de energia hub usb

Clique em OK e reinicie o computador. Tente reconectar o dispositivo USB e veja se ele é reconhecido. Se não, volte para a guia de gerenciamento de energia para cada um deles e marque a caixa novamente. Se reconhecer o dispositivo, deixe-os desmarcado.

5. Desligue completamente seu computador

Simplesmente desligue o seu PC da energia elétrica. Observe que isso não significa apenas desligar o computador pelo botão, pois a maioria dos computadores modernos não desliga completamente, e a placa-mãe ainda fica ligada.

A placa-mãe se conectará a todo o hardware do computador, incluindo as portas USB. Às vezes a placa-mãe precisa ser "reiniciada". Todas ou quase todas as portas USB param de funcionar de repente. O pequeno microprocessador na placa-mãe recarregará os drivers, e suas portas USB deverão reconhecer os dispositivos novamente.

Então, primeiro desligue o computador com a opção Desligar no Windows, ou pressione o botão liga / desliga e, em seguida, desligue o PC da tomada elétrica, ou remova a bateria do notebook (caso ela não seja removível, desconecte o carregador e aguarde a bateria acabar). Deixe o PC desligado por alguns minutos e depois ligue novamente.

6. Atualize o driver do dispositivo

Após reiniciar completamente o computador, se o problema persistir, você deve atualizar o driver do dispositivo. Para isso, no menu iniciar do Windows, pesquise e abra o Gerenciador de Dispositivos.

No Windows 7 e versões anteriores, para abrir o Gerenciador de Dispositivos, digite o seguinte comando em um prompt e pressione ENTER:

start devmgmt.msc

Lá, encontre o dispositivo desconhecido em "outros dispositivos". Clique com o botão direito do mouse sobre essa opção e vá em Propriedades > Driver > Atualizar Driver.

Atualizar Driver

7. Desabilite a economia de energia USB

Após atualizar o driver, vá em:

Configurações > Sistema > Energia e Suspensão > Configurações de Energia Adicionais > Alterar Configurações do Plano > Alterar Configurações de Energia Avançadas > Configurações USB > Configuração de Suspensão Seletiva USB.
Aqui, marque as duas opções como Desabilitado. Após isso, clique em Aplicar e OK.

Configurações de Energia USB

Tente reconectar o dispositivo USB para ver se ele será detectado. Se isso não acontecer, volte para a guia Gerenciamento de energia de cada dispositivo e marque a caixa novamente. Se detectar o dispositivo, deixe o modo de economia de energia desativado.

8. Desinstale os dispositivos USB

Se nada deu certo até aqui, tente desinstalar e reiniciar todos os dispositivos USB do sistema. Embora o Windows detecte automaticamente os controladores USB, hubs e dispositivos, às vezes a detecção automática pode falhar.

Acesse o Gerenciador de dispositivos e inicie a desinstalação de cada item em Controladores USB de barramento serial, clicando com o botão direito sobre o dispositivo, e indo em Propriedades > Driver > Desinstalar Dispositivo.

Atenção: Antes de desinstalar o que já está funcionando, desinstale os itens com pontos de exclamação ou Dispositivo desconhecido listados.

desinstalar dispositivo

9. Desinstale os dispositivos ocultos

Por padrão, o Gerenciador de dispositivos não exibe todos os dispositivos que foram instalados no sistema, e mostra apenas os atualmente conectados. No entanto, se você instalou uma impressora USB anteriormente e parou de usá-la, ela continuará instalada, mas não será exibida no Gerenciador de dispositivos.

Certos dispositivos USB ocultos podem entrar em conflito com os dispositivos USB atuais e, portanto, causar esse erro. Você pode exibir dispositivos ocultos no Gerenciador de dispositivos, clicando em Exibir e, em seguida, em Mostrar dispositivos ocultos.

Mostrar dispositivos ocultos

Agora você deverá expandir as seguintes opções:

  • Dispositivos de geração de imagens
  • Controladores USB (barramento serial universal)
  • Outros Dispositivos > dispositivos desconhecidos

Dispositivos desconhecidos

Se aparecer algo que esteja esmaecido (levemente transparente) ou exiba um dispositivo desconhecido, clique com o botão direito do mouse e escolha Desinstalar. Talvez a remoção dos dispositivos mais antigos permitirá que os dispositivos mais novos funcionem corretamente.

10. Instale as atualizações mais recentes do Windows Update

Esse método instalará os drivers de dispositivo mais recentes para a sua unidade de disco rígido USB externa. Vá no Menu Iniciar, digite Windows Update na caixa de pesquisas e selecione a opção "Verificar se há atualizações".

windows update

Selecione Verificar se há atualizações. Após terminar a varredura por atualizações, escolha a opção "Verificar atualizações opcionais". Marque a caixa de seleção ao lado das atualizações e selecione Instalar atualizações.

Se solicitado, reveja o contrato de licença e selecione Aceito. Siga as instruções na tela para baixar e instalar as atualizações e reinicie o computador se necessário.

Outras possíveis soluções

Se nada funcionou até aqui, é possível que haja um problema com o hardware.

Solução possível # 1 - As outras possíveis soluções são usar outro cabo USB.

Possível solução # 2 - Outra solução possível é levar o dispositivo, conectá-lo a outro dispositivo e, em seguida, ejetá-lo corretamente desse computador antes de se reconectar ao computador original, pois pode ser que o problema tenha sido causado por que o pendrive ou outra unidade USB não tenha sido ejetada corretamente.

Solução possível # 3 - Talvez você consiga corrigir o problema atualizando o BIOS. Você também pode entrar no BIOS e desativar o USB, reiniciar o computador e reativar o USB, se você tem uma porta PS2 no computador.

Compartilhe com seus amigos:
Mais sobre: windows, dicas, windows10
Priscilla Kinast
Priscilla Kinast Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica
FACEBOOK // INSTAGRAM: @priscillakinast // TWITTER: @prkinast
Quer conversar com o(a) Priscilla, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias de Hardware