O mouse é um dos mais importantes periféricos de PC, e é relativamente recente que surgiram alternativas para desafiar a eficiência e precisão do mouse na manipulação de itens na tela. Surgiram até mesmo alternativas, como telas touch, canetas e controles de voz, mas estes costumam ser usados para auxiliar o mouse, e não substituí-lo.

Há toda uma indústria dedicada a fabricar mouses, e geralmente o mouse que acompanha seu novo PC pode ser uma versão de baixo custo, que impede sua melhor experiência. A indústria do mouse está constantemente introduzindo novas e melhores opções, criando tantas alternativas excepcionais que pode tornar difícil sua escolha pelo melhor mouse.

1. Mouse com fio e mouse sem fio

 

Uma boa característica para começar a tomar a decisão de seu mouse é determinar se você deseja usar um mouse com fio ou sem fio. Simplificando, você não precisa usar um cabo para conectar o mouse a um PC, mas o cabo tem suas vantagens. Existem algumas razões que você deve pensar antes de tomar essa decisão.

Para começar, todos os mouses sem fio têm pelo menos alguma latência, o que significa que há um atraso de uma fração de segundo entre uma ação do mouse e seu impacto em um PC. A tecnologia sem fio avançou consideravelmente nos últimos anos e a redução de latência é um dos benefícios. No entanto, embora os mouses sem fio geralmente tenham uma latência baixa o suficiente para que você nem perceba em usos casuais e de produtividade, você provavelmente desejará ter um mouse de alto desempenho se estiver jogando títulos modernos de jogos. 

Além disso, os mouses sem fio precisam de energia. Alguns usam baterias substituíveis, enquanto outros têm baterias recarregáveis ​​que precisam ser conectadas para carregar. Os últimos geralmente usam um cabo USB para carregar e podem ser conectados a um PC para atuar como um mouse com fio enquanto a bateria está sendo recarregada.

Por fim, os mouses sem fio podem causar interferência em outros dispositivos sem fio. Isso é um problema menor atualmente, pois os mouses migraram para a tecnologia sem fio Bluetooth, que usa freqüências que provavelmente não interferem em outros dispositivos. Mas ainda sim isso pode ocorrer.

2. Mouse USB ou mouse Bluetooth?

Falando de tecnologias sem fio, você encontrará duas versões principais. Os mouses Bluetooth são cada vez mais comuns, e essas são opções seguras com a maioria dos notebooks contemporâneos, que tem conectividade Bluetooth. Se você estiver usando um PC de mesa, talvez seja necessário adquirir um adaptador Bluetooth, se o fabricante não fornecer com o mouse.

A outra tecnologia normalmente usada com mouses sem fio são os adaptadores de freqüência de rádio (RF). Um exemplo popular é o protocolo Unifying da Logitech, que opera na frequência de 2,4 GHz e suporta até seis produtos sem fio da Logitech. O adaptador Unifying geralmente vem com mouses (e teclados) da Logitech, e você pode conectar esse receptor Unifying a um PC, e depois conectar vários dispositivos Logitech compatíveis.

Os mouses sem fio têm algumas vantagens importantes sobre os mouses com fio, e também tendem a ser mais caros. Um mouse sem fio é, portanto, uma escolha cada vez mais popular, que pode funcionar bem para você, contanto que você consiga manter o mouse ligado e encontrar um que forneça o desempenho de que você precisa.

3. Mouse óptico ou mouse a laser?

Os mouses mais antigos usavam bolas e sensores infravermelhos para capturar os movimentos. Os mouses modernos, por outro lado, usam um dos dois tipos de fontes de luz para capturar imagens de uma superfície, e determinar o movimento comparando uma imagem com a próxima, à medida que o mouse muda de local.

Os mouses ópticos usam luzes LED, que brilham no topo de uma superfície e funcionam melhor com certos tipos de superfícies, como mouse pads de tecido e outros materiais não brilhantes. Os mouses a laser são versões mais precisas, que funcionam em mais tipos de superfície.

5

Os mouses a laser tendem a ser mais caros, mas nem sempre são a melhor escolha. Primeiro, porque embora sejam mais sensíveis, geram mais ruído e podem causar mais variações no rastreamento. Segundo porque eles trabalham a distâncias maiores de uma superfície, o que significa que, se você os levantar e movê-los através de um mouse pad, é mais provável que eles registrem esse movimento.

Esses fatores podem causar movimentos indesejados na tela, o que podem ser particularmente um incômodo durante sua jogatina. Provavelmente você ficará mais satisfeito com um mouse a laser, baseado em sua capacidade de trabalhar em praticamente qualquer tipo de superfície.

Design físico

Os mouses vêm em todas as formas e tamanhos, desde pequenos modelos até opções de tamanhos gigantes, que visam fornecer recursos aprimorados e ergonomia. O que é melhor para você depende de alguns fatores, incluindo o tamanho da sua mão, onde você estará usando o mouse e se você precisa carregá-lo com você.

4. Tamanho do mouse

A primeira característica a considerar é o tamanho de um mouse. Os mouses que se destinam a ser portáteis tendem a ser menores, e os mouses que priorizam o conforto tendem a ser maiores. Isso é perfeitamente lógico, claro. 

 

b

 

Como você pode imaginar, para determinar o tamanho do mouse, primeiramente você deve verificar se sua mão é pequena, média ou grande. Para isso, use uma régua para saber suas medidas exatas. 

  • Se resultar em mais de 18 cm, você tem uma mão grande.
  • Se o seu resultado for entre 16 e 18 cm, sua mão é média.
  • Se o resultado for menor que 16 cm, sua mão é pequena.

O que é melhor para você se resume ao tamanho de suas mãos - quem tem mãos menores pode preferir um mouse portátil, apenas por causa de suas dimensões menores.

5. Mouse ergonômico

Os mouses ergonômicos são projetados para reduzir a tensão das mãos e dos pulsos, geralmente estão na extremidade maior do espectro. Eles tendem a se adaptar à mão e persuadem os usuários a segurar os dedos, as mãos e os pulsos em ângulos que permitem sessões de manejo a longo prazo mais confortáveis. 

Eles geralmente são feitos para usuários destros - infelizmente, um número muito pequeno de mouses é projetado para canhotos.

6. Os três tipos de mouse

Uma característica que diferencia os mouses é o estilo de aderência de um mouse. Existem três tipos comuns de pegada: Palm, Claw e Fingertip.

  • Se você estender quase todo o corpo dos dedos e a parte inferior da palma da mão, apresentará uma palm (punho da palma da mão). 
  • Se você pousar levemente nas pontas dos dedos e na base da palma da sua mão, você pertence ao tipo claw (garra). 
  • E se você apoiar somente a ponta dos dedos, ignorando totalmente o resto de palma, seu tipo é o Fingertip (aderência na ponta do dedo).

 

Qual aderência funciona melhor para você se resume à preferência pessoal, bem como ao tamanho e forma do mouse desejado.

7. Mouse com botões

A maioria dos mouses tem pelo menos dois botões, comumente referidos como os botões esquerdo e direito. A maioria dos sistemas operacionais atribui o botão esquerdo às ações principais, como selecionar objetos e clicar em itens na tela, e o botão direito a ações secundárias, como abrir menus. A principal exceção é a linha de mouses da Apple, que tem um único botão e usa vários truques para emular um clique no botão direito, conforme necessário.

 

 

Também existem mouses mais complexos, que incluem botões adicionais na parte superior, botões laterais para acessar várias ações especiais e rodas que rolam e executam outras ações. Em muitos casos, esses mouses com vários botões têm um software especial, que permite a configuração dos botões, com uma ampla gama de funcionalidades individualizadas.

Escolher um mouse com os tipos certos de botões pode fazer a diferença entre produtividade e frustração. Se você usar aplicativos complexos, poderá se beneficiar de um mouse com diversos botões, que podem mapear várias funções.

8. Mouse com LED

Luzes LED são outra característica, encontrada principalmente em mouses gamer. As luzes adicionam um toque adicional, e normalmente vêm com um software que pode personalizar a iluminação, combinando com os jogos instalados pelo usuário.

Como escolher o mouse perfeito

Como você pode ver, há alguns fatores importantes a serem considerados ao tomar sua decisão de compra. O mouse certo pode tornar a experiência do seu jogo no PC muito mais eficiente e divertida, por isso certifique-se de verificar todas as opções mouse e compará-los antes de comprar.