A AMD já havia revelado que estaria a competir com a Nvidia com suas novas placas de vídeo Navi e que mais informações seriam dadas durante a E3.

Agora, contando que a E3 já começou há alguns dias a AMD finalmente liberou suas novas placas de vídeo, tanto especificações quanto preço e contra quem elas concorrem diretamente segundo a AMD.

Os dois modelos anunciados na E3 foram a Radeon RX 5700 e a Radeon RX 5700 XT, ambas vem para substituir as Vegas 56/64 que agora já estão há algum tempo no mercado e que tinham um alto consumo, algo que a nova série baseada na arquitetura Navi vem para resolver.

Outra melhora significativa se comparada a última geração são seus clocks significantemente mais altos do que as RX que estamos acostumados a ver podendo chegar a mais de 1900Mhz na 5700 XT, frequência não vista antes nos produtos da marca.

Radeon RX 5700 XT
Radeon RX 5700 XT

Vou deixar uma tabela de especificações de ambas as placas de vídeo para vocês poderem dar uma olhada e compararem a outras GPUs da mesma faixa de preço.

  • Cores / Cuda: 2304
  • Processo de fabricação: 7 nm
  • Clock Base: 1465 Mhz
  • Memória: 8GB GDDR6
  • Clock de Memória Efetivo: 14000 Mhz
  • TDP (Watts): 180W

AMD Radeon RX 5700 - Veja aqui a ficha técnica completa

  • Cores / Cuda: 2560
  • Processo de fabricação: 7 nm
  • Clock Base: 1605 Mhz
  • Memória: 8GB GDDR6
  • Clock de Memória Efetivo: 14000 Mhz
  • TDP (Watts): 225W

AMD Radeon RX 5700 XT - Veja aqui a ficha técnica completa

RX 5700

A RX 5700 já havia sido anunciada há algumas semanas, inclusive já cobrimos parte de suas informações que já haviam sido reveladas em outra notícia. Na E3, a AMD finalmente liberou todas as especificações da placa assim como seu preço sugerido de 379USD, só um pouquinho acima da RTX 2060 que é sua competidora direta.

Com este novo lançamento voltamos a ver seu design clássico de cooler blower, porém dessa vez todo em alumínio que é para ajudar a controlar melhor as temperaturas e dissipação de calor. Uma das maiores reclamações deste design de cooler é o barulho excessivo, a AMD disse que tomou bastante cuidado na curva do fan para garantir que a placa nunca exceda os 43dB de ruído.

Este modelo também vem com um TDP menor do que a Vega 56 que ela substitui diretamente, consumindo cerca de 180w contra os 210w da sua irmã mais velha. Esta diminuição é algo que os fans da marca vem pedindo há muito tempo e a AMD finalmente atendeu a pedidos de aumentar a eficiência energética de suas placas.

Design do Cooler
Design do Cooler

RX 5700 XT

Este modelo vem para competir diretamente com a RTX 2070, isso é visível principalmente no preço sugerido de 449USD, 50 a menos do que a sua equivalente da Nvidia.

Com o mesmo design de cooler todo em alumínio da RX 5700, a 5700 XT vem com um TDP mais alto de 225w, além do boost clock com um pouco mais de 100mhz a mais.

Claro que a empresa não deixou de mostrar resultados de benchmarks em sua apresentação, todos eles mostram a 5700 XT ganhando em 8 de 10 jogos da RTX 2070 com média de 6% a mais de performance. Não há como saber o quão fiéis estes testes são e sem dúvidas aprendemos com anúncios passados que não devemos acreditar em testes vindos diretamente das fabricantes.

Benchmarks
Benchmarks

Data de Lançamento

Ambos os modelos tem lançamento previsto para o dia 7 de julho, ou seja, menos de 1 mês para ambas as placas chegarem aos consumidores. No momento os únicos "demonstrativos" de performance da série Navi são os Benchmarks e a lista de especificações liberadas pela AMD, infelizmente os testes de benchmark que validam o real desempenho das placas só vão sair após seu lançamento lá no dia 07/07.

Gostariam de ver a Oficina da Net fazer um Roda Liso de ambas as placas? Deixem comentários aí embaixo, quanto mais melhor!

Fonte: AnandTech, Tom's Hardware