Ontem foi lançado pela empresa Western Digital (WD) no Brasil os novos modelos SSD M.2 com tecnologia NVMe da linha Blue (juntamente com a linha Black), conhecida por ser uma linha mais voltada para o consumidor comum ou empresas que não precisam do máximo desempenho possível, mas querem qualidade e velocidade para suas tarefas diárias.

Os Solid State Drives (SSDs) tradicionais, que são conectados pela mesma conexão SATA dos clássicos Hard  Disk Drives (HDD ou popularmente chamado de HD), já possuem uma grande diferença em termos de velocidade comparado ao HD, além do fato de não possuírem partes móveis como o HD sendo "imunes" a impactos. Os SSDs M.2 elevam mais ainda essa velocidade que já é surpreendente sendo três vezes (ou mais) mais rápidos que um SSD tradicional chegando, por exemplo, à incríveis 1500MB/s de leitura.

O SN500 NVMe da WD chega nos modelos de 250GB e 500GB, capacidades ideais para tarefas comuns que não necessitem de muito espaço. O módulo tem capacidade para trabalhar com uma leitura seqüencial de até 1.700MB/s no modelo de 500GB. Suas capacidades não param por aí, ele possui ainda até 275 mil IOPs de leitura aleatória e 300 mil de gravação aleatória.

SSD SN500 NVMe
SSD SN500 NVMe

A Western Digital também mostra que se preocupa com a sustentabilidade e conseguiu projetar o SSD M.2 com um consumo de apenas 2.7W.

Os preços de tabela de venda para o Brasil, de acordo com a WD iniciam a partir de R$369,00.