Oficina da Net Logo

Quais são os tipos de cabo HDMI?

O cabo HDMI é uma tecnologia que já faz parte das nossas vidas, mas você sabe como essa tecnologia funciona, e quais as versões existentes? Confira nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre o cabo HDMI.

Por | @oficinadanet Hardware Pular para comentários

O cabo HDMI (High Definition Multimedia Interface) é o padrão de conexão reconhecido e usado para transferir vídeo e áudio digitalmente de uma fonte para um dispositivo de exibição de vídeo, ou outros componentes compatíveis.

O HDMI inclui provisões para dispositivos conectados via HDMI-CEC , bem como a incorporação de HDCP (High-bandwidth Digital Copy Protection), que permite aos provedores de conteúdo impedir que seu conteúdo seja copiado ilegalmente.

Dispositivos que podem incorporar conectividade HDMI incluem:

  • TVs HD, Full HD e 4K, monitores de vídeo e PC e projetores de vídeo
  • Receptores de home theater, sistemas home-theater-in-a-box e soundbars
  • Upscaling DVD, Blu-ray e Blu-ray players Ultra HD
  • Flâmulas de mídia e players de mídia de rede
  • Caixas de cabo e satélite HD
  • Gravadores de DVD e gravadores de DVD / VCR (apenas para reprodução).
  • Smartphones (em combinação com MHL).
  • Câmeras digitais e filmadoras

A história do HDMI

Várias versões do HDMI foram implementadas ao longo dos anos. Em cada caso, o conector físico é o mesmo, mas os recursos evoluíram. Cada versão sucessiva do HDMI é compatível com as versões anteriores, mas não é possível acessar todos os recursos de uma versão mais recente em equipamentos mais antigos.

A partir de 2018, a versão mais atual disponível para uso é o HDMI 2.1, mas os dispositivos que usam versões mais antigas ainda estão no mercado e operando em residências.

Nem todas as TVs e componentes de home theater apresentados como compatíveis com uma versão específica do HDMI, fornecem automaticamente todos os recursos dessa versão. Cada fabricante pode escolher os recursos da versão HDMI selecionada que deseja incorporar em seus produtos.

HDMI 2.1

A versão 2.1 do HDMI foi anunciada no início de 2017, mas não foi disponibilizada para licenciamento e implementação até novembro de 2017. Os produtos que incorporam alguns recursos do HDMI 2.1 começaram a ser disponibilizados em 2018, mas a implementação completa ocorrerá em 2019 e 2020.

O HDMI 2.1 suporta os seguintes recursos:

  • Resolução de vídeo e suporte para taxa de quadros: 4K 50/60 (fps), 4K 100/120, 5K 50/60, 5 K 100/120, 8 K 50/60, 8 K 100/120 , 10 K 50/60, 10 K 100/120.
  • Suporte de cores: ampla gama de cores (BT2020), com 10, 12 e 16 bits.
  • Suporte HDR expandido: Embora o Dolby Vision, o HDR10 e o Hybrid Log Gamma já sejam compatíveis com HDMI 2.0a / b, o HDMI 2.1 suporta quaisquer formatos HDR futuros que possam não ser suportados pelo HDMI 2.0.
  • Suporte de áudio: Tal como acontece com o HDMI 2.0 e 2.0a, todos os formatos de som surround em uso são compatíveis. O HDMI 2.1 também adiciona o eARC, que é uma atualização do canal de retorno de áudio, capaz de oferecer capacidade aprimorada de conexão de áudio para formatos de som surround imersivo, entre TVs compatíveis, receptores de home theater e soundbars. O eARC é compatível com o Dolby Digital Plus, Dolby TrueHD, Dolby Atmos, DTS-HD High-Resolution Audio / DTS HD-Master Audio e DTS: X .
  • Suporte para jogos: A taxa de atualização variável (VRR) é suportada. Isso permite que um processador de gráficos 3D exiba a imagem no momento em que ela é renderizada, permitindo uma jogabilidade mais fluida e com melhor detalhamento, incluindo a redução ou a eliminação do atraso, da intermitência e do rompimento do quadro.
  • Suporte a cabo: capacidade de largura de banda aumentada para 48 Gbps. Para acessar todos os recursos dos dispositivos habilitados para HDMI 2.1, é necessário um cabo HDMI que suporte uma taxa de transferência de 48 Gbps.

HDMI 2.0b

Lançado em março de 2016, o HDMI 2.0b estende o suporte HDR ao formato Hybrid Log Gamma, que deve ser usado em plataformas de transmissão 4K Ultra HD TV, como o ATSC 3.0. 

HDMI 2.0a

Apresentado em abril de 2015, o HDMI 2.0a tem suporte adicional para tecnologias de High Dynamic Range (HDR), como HDR10 e Dolby Vision.

O que isso significa para os consumidores é que as TVs 4K Ultra HD, que incorporam a tecnologia HDR, podem exibir uma faixa muito mais ampla de brilho e contraste, o que torna as cores mais realistas do que a TV 4K Ultra HD média.

Para você aproveitar o HDR, o conteúdo precisa ser codificado com os metadados HDR necessários. Esses metadados, se provenientes de uma fonte externa, são transferidos para a TV por meio de uma conexão HDMI compatível. O conteúdo codificado em HDR está disponível no formato Ultra HD Blu-ray Disc, e seleciona provedores de streaming.

HDMI 2.0

Introduzido em setembro de 2013, o HDMI 2.0 fornece:

  • Resolução expandida: Expande a compatibilidade da resolução 4K (2160p) do HDMI 1.4 / 1.4a para aceitar taxas de quadros de 50 ou 60 hertz (taxa de transferência máxima de 18 Gbps com cores de 8 bits).
  • Suporte para formato de áudio expandido: Pode aceitar até 32 canais simultâneos de áudio, que podem suportar formatos surround mais imersivos, como Dolby Atmos, DTS: X e Auro 3D Audio.
  • Fluxos de vídeo duplos: Capacidade de enviar dois fluxos de vídeo independentes para exibição na mesma tela.
  • Quatro fluxos de áudio: Capacidade de enviar até quatro fluxos de áudio separados para vários ouvintes.
  • Suporte para a proporção nativa de 21: 9 (2.35: 1) .
  • Sincronização dinâmica de fluxos de vídeo e áudio.
  • Expansão das capacidades HDMI-CEC .
  • Aprimoramento da proteção contra cópia HDCP, conhecida como HDCP 2.2.

HDMI 1.4

Introduzido em maio de 2009, o HDMI versão 1.4 suporta:

  • Canal Ethernet HDMI: Adiciona conectividade de internet e rede doméstica ao HDMI. Em outras palavras, as funções Ethernet e HDMI estão disponíveis em uma única conexão de cabo.
  •  Canal de retorno de áudio: Esta pode ser a aplicação mais prática do HDMI 1.4. O canal de retorno de áudio (HDMI-ARC) fornece uma única conexão HDMI entre uma TV e um receptor de home theater, que não apenas pode transmitir sinais de áudio / vídeo do receptor para a TV, mas também transmitir áudio originado do sintonizador da TV para o receptor. Em outras palavras, ao ouvir o áudio acessado pelo sintonizador da TV, você não precisa de uma conexão de áudio separada da TV para o receptor de home theater.
  • 3D over HDMI: O HDMI 1.4 foi projetado para acomodar os padrões de disco Blu-ray 3D, com a capacidade de transmitir dois sinais simultâneos de 1080p ao usar uma conexão. Uma atualização (HDMI 1.4a) incorpora suporte adicional para formatos 3D, que podem ser usados ​​em transmissões de TV, cabo e feeds de satélite.
  • Suporte a resolução 4K x 2K : o HDMI 1.4 pode acomodar resolução 4K a uma taxa de quadros de 30 hertz.
  • Suporte de cores expandido para câmeras digitais: Permite melhor reprodução de cores ao exibir fotos estáticas digitais de câmeras fotográficas conectadas com HDMI.
  • Micro-conector: Embora um mini-conector HDMI tenha sido introduzido na versão 1.3, à medida que os dispositivos continuavam a reduzir suas dimensões, um micro-conector HDMI foi introduzido para uso em dispositivos menores, como smartphones. O micro-conector suporta resolução de até 1080p.
  • Sistema de conexão automotiva: Com o aumento de dispositivos de áudio / vídeo digitais no carro, o HDMI 1.4 pode suportar as vibrações, calor e ruídos mais exigentes que podem afetar a qualidade da reprodução de áudio e vídeo.

HDMI 1.3 / HDMI 1.3a

Introduzido em junho de 2006, o HDMI 1.3 suporta o seguinte:

  • Largura de banda expandida e velocidade de transferência: Para coincidir com a introdução do disco Blu-ray e do HD-DVD, a versão 1.3 adicionou um suporte de cores mais amplo e um suporte de dados mais rápido (até 10,2 Gbps).
  • O suporte de resolução expandida é fornecido para resoluções acima de 1080p, mas abaixo de 4K.
  • Suporte de áudio expandido: Para suportar ainda mais o Blu-ray e o HD-DVD no lado de áudio, a versão 1.3 implementa a capacidade de acomodar os formatos de áudio de som surround Dolby Digital Plus , Dolby TrueHD e DTS-HD Master Audio.
  • Sincronia labial: adição de sincronia labial automática para compensar os efeitos do tempo de processamento de áudio e vídeo entre as exibições de vídeo e os componentes de vídeo / áudio.
  • Mini-conector: Introdução de um novo mini-conector para melhor acomodar dispositivos de fonte compacta, como filmadoras digitais e câmeras.

O HDMI 1.3a adicionou pequenos ajustes à versão 1.3 e foi introduzido em novembro de 2006.

HDMI 1.2

Introduzido em agosto de 2005, o HDMI 1.2 incorpora a capacidade de transferir sinais de áudio SACD em formato digital de um reprodutor compatível para um receptor.

HDMI 1.1

Lançado em maio de 2004, o HDMI 1.1 oferece a capacidade de transferir não apenas vídeo e áudio de dois canais em um único cabo, mas também a capacidade de transferir sinais surround Dolby Digital , DTS e DVD-Audio , além de até 7.1 canais de áudio PCM.

HDMI 1.0

Introduzido em dezembro de 2002, o HDMI 1.0 começou suportando a capacidade de transferir um sinal de vídeo digital (padrão ou alta definição) com um sinal de áudio de dois canais através de um único cabo, como entre um DVD player equipado com HDMI, e TV ou projetor de vídeo.

Tipos de cabos HDMI

Quando você está comprando cabos HDMI, 5 categorias de produtos estão disponíveis:

  • Tipo A: conector HDMI Padrão
  • Tipo B: conector HDMI Estendido
  • Tipo C: conector HDMI Mini
  • Tipo D: conector HDMI Micro
  • Tipo E: Automotive Connection System

1. Tipo A

Os cabos HDMI tipo A são os cabos originalmente projetados para uso com dispositivos compatíveis com HDMI 1.0. Eles têm 19 pinos, o que lhes dá largura de banda suficiente para trabalhar com a maioria dos dispositivos HD.

2. Tipo B

Os cabos tipo B são essencialmente uma versão atualizada do cabo Tipo A. Em vez de 19 pinos, os cabos do tipo B possuem 29 pinos. Isso dá a eles muito mais largura de banda, tornando-os úteis para telas de resolução extremamente alta. 

Como os cabos Tipo A, os cabos Tipo B são destinados ao uso com HDMI 1.0.

3. Tipo C

Cabos tipo C são outra variante do modelo básico Tipo A, mas com várias diferenças importantes. Embora tenham os mesmos 19 pinos do cabo Tipo A, eles são configurados de maneira diferente, para caber em um espaço menor. Isso ocorre porque os cabos Tipo C são projetados para uso com dispositivos portáteis de alta definição que usam HDMI 1.3.

 

Devido à sua similaridade, um cabo Tipo C pode ser usado como um substituto para um cabo Tipo A, com o uso de um conversor.

4. Tipo D

Os cabos HDMI deste tipo são especificamente para dispositivos compatíveis com HDMI 1.4. Eles têm 19 pinos, mas são muito menores que os cabos Tipo A ou até Tipo C.

5. Categoria 1

Os cabos da categoria 1 são testados e certificados para funcionar a 74,5 MHz. Enquanto cabos que não são rotulados como cabos HDMI de categoria 1 podem realmente ser capazes de rodar nesta velocidade, ou até mais rápido, não há garantia de que eles o farão, já que eles não foram oficialmente testados tão confiavelmente quanto os cabos com a certificação.

Os cabos da categoria 1 são considerados o padrão para os cabos HDMI e funcionarão perfeitamente na maioria dos casos.

6. Categoria 2

Os cabos HDMI da categoria 2 são uma certificação atualizada em comparação aos cabos da categoria 1 e, por isso, são considerados cabos de alta velocidade. Os cabos da categoria 2 foram testados e certificados para trabalhar a 340 MHz.

Os cabos HDMI, como todos os cabos, sofrem com a degradação do sinal. Como resultado, os cabos HDMI funcionam muito melhor se forem mais curtos. É mais fácil fazer um cabo curto de alta qualidade que um longo e fazer um cabo longo de alta qualidade requer materiais mais caros.

HDMI é o padrão de conexão de áudio / vídeo que é continuamente atualizado para atender aos formatos de vídeo e áudio em evolução.

  • Se você tiver componentes com versões antigas do HDMI, você não poderá acessar os recursos das versões subseqüentes, mas ainda poderá usar os componentes antigos do HDMI com componentes mais novos, mas não terá acesso aos novos recursos adicionados. características (dependendo do que o fabricante incorpora em um produto específico).
  • HDMI é compatível com a interface de conexão DVI mais antiga através de um adaptador de conexão. No entanto, tenha em mente que o DVI só transfere sinais de vídeo. Se você precisar de áudio, precisará de uma conexão adicional com essa finalidade.

Comparativo das versões do HDMI

Versão HDMI 1.1 HDMI 1.2 HDMI 1.3 HDMI 1.4 HDMI 2.0 HDMI 2.1
Lançamento Maio de 2004 Agosto de 2005 Junho de 2006 Junho de 2009 Setembro de 2013 Novembro de 2017
Resolução Máxima 1080p / 60 Hz 1080p / 60 Hz 1440p / 60 Hz 4K / 30 Hz 5K / 30 Hz 10K / 120 Hz
HDR Não Não Não Não Sim (a partir da versão 2.0a) Sim
Largura de Banda 4,95 Gbps 4,95 Gbps 10,2 Gbps 10,2 Gbps 18 Gbps 48 Gbps
Deep Color Não Não Sim Sim Sim Sim
Recursos 3D Não Não Não Sim Sim Sim
Canais de Áudio 8 8 8 8 32 32
Resolução Máxima de Áudio 192 KHz 192 KHz 768 KHz 768 KHz 1.536 KHz 1.536 KHz
ARC Não Não Não Sim Sim Sim (eARC)
Dolby TrueHD / DTS-HD Master Audio Não Não Sim Sim Sim Sim
Assista ao nosso último vídeo: