Mesmo que as portas HDMI estejam presentes nas TVs há muito tempo, as variantes HDMI ARC e HDMI eARC são relativamente novas e podem nos confundir. Basicamente, elas giram em torno do protocolo ARC (Audio Return Channel), que simplifica a forma como as conexões AV (áudio e vídeo) são feitas. Entenda como o protocolo ARC e eARC funcionam e quais as diferenças entre eles.

O que o protocolo ARC proporciona ao ser utilizado nas portas HDMI?

Saiba tudo sobre as portas HDMI ARC e HDMI eARC. Fonte: Unsplash (Foto por Patrick Campanale)
Saiba tudo sobre as portas HDMI ARC e HDMI eARC. Fonte: Unsplash (Foto por Patrick Campanale)

Antes do protocolo ARC (Audio Return Channel), para extrair o áudio da TV para uma um sistema de áudio externo, era necessário utilizar um cabo óptico para transmitir o sinal para uma soundbar ou receiver. Com o advento das portas HDMI ARC, isso não é mais necessário, pois o protocolo ARC permite que somente os dados de áudio sejam transferidos pelo cabo HDMI ao invés de enviar o sinal de vídeo junto, que acabaria ocupando parte da banda.

Imagem ilustrativa da transmissão de áudio para dispositivos externos utilizando o protocolo ARC através do HDMI. Fonte: HDMI.org
Imagem ilustrativa da transmissão de áudio para dispositivos externos utilizando o protocolo ARC através do HDMI. Fonte: HDMI.org

Outra vantagem do protocolo ARC é um fluxo de dados maior. Enquanto a conexão óptica permite somente a transmissão de 384 kbps, ao utilizar o protocolo ARC através de uma porta HDMI, a banda máxima sobe para 1000 kbps, o equivalente a 1 Mbps.

Quais as diferenças entre uma porta HDMI ARC e eARC?

O eARC (Enhanced Audio Return Channel) é a nova geração do protocolo ARC. Esta tecnologia foi implementada nas portas HDMI 2.1 e oferece um fluxo de dados máximo de 37 Mbps. Com essa capacidade de banda, é possível transmitir áudios 5.1 e 7.1 sem compressão, Dolby Atmos ou DTX:X, algo que não é possível ao utilizar uma conexão óptica S/PDIF ou HDMI ARC (1ª geração).

Abaixo uma tabela com as principais diferenças entre as conexões óptica, ARC e eARC.

Função TOSLINK HDMI ARC HDMI eARC
Cabo usado óptico S/PDIF HDMI HDMI com ethernet
Suporte a áudio stereo Sim Sim Sim
Áudio 5.1 comprimido Sim Sim Sim
Áudio 5.1 sem compressão Não Não Sim
Áudio 7.1 sem compressão Não Não Sim
Dolby Atmos, DTS:X Não Não Sim
Banda máxima de áudio 384 kbps 1 Mbps 37 Mbps
Discovery Não CEC eARC data channel
Mute na TV e controle de volume Não Sim (CEC) Sim (CEC)
Liga TV e dispositivo de áudio Não Sim (CEC) Sim (CEC)

O que é necessário para usufruir do ARC ou eARC?

Para que realmente seja possível usufruir dos protocolos ARC e eARC, é necessário que tanto a TV quanto o dispositivo de áudio externo (exemplos: soundbar, receiver para Home Theater) tenham suporte a estas tecnologias. Além disso, caso você utilize aplicativos da TV para reproduzir conteúdos que utilizem Dolby Atmos, tenha em mente que tanto a TV quanto o dispositivo de áudio externo têm que contar com o suporte ao Dolby Atmos, além do eARC, já que só ele possui uma capacidade de transmissão suficiente para permitir isso.

Note que nem todos os cabos HDMI 2.1 suportam o protocolo eARC, pois eles não possuem uma grande capacidade de transmissão de dados. Por conta disso, é sempre importante observar as especificações do cabo HDMI que se está comprando para não ter que devolver depois.

Resumindo, para usar o ARC ou eARC, você precisará que os seguintes itens abaixo sejam compatíveis:

  • Cabo HDMI 2.1 (com suporte a banda superior a 37 Mbps no caso do eARC)
  • smart TV com porta HDMI eARC ou HDMI ARC
  • Soundbar ou receiver com porta HDMI eARC ou HDMI ARC

Caso queira transmitir conteúdo em Dolby Atmos ou DTS:X, precisará de um dispositivo que tenha suporte ao eARC.

Quais fabricantes de smart TVs oferecem modelos com portas HDMI eARC?

Em 2023, os fabricantes que ofereceram modelos de smart TVs com portas HDMI eARC foram:

Nem sempre essa informação sobre o suporte ao protocolo eARC em portas HDMI 2.1 é explicitada pelo fabricante. Por isso, é importante verificar em análises sobre o produto na internet para ter certeza que determinado modelo possui o eARC. Sabe-se que os modelos mais atuais com display OLED da LG e da Samsung já contam com a tecnologia.

O que você achou deste artigo sobre os protocolos ARC? Gostou? Comente abaixo e compartilhe conosoco a sua opinião!