O Reddit é uma verdadeira enciclopédia viva da internet, com conteúdos gerados por usuários, muitos deles agora bem posicionados na busca do Google, após os recentes updates que o buscador passou.

O Google tem um interesse enorme nesse vasto conhecimento para treinar os modelos de IA, como Gemini, visando também minimizar questões legais relacionadas a direitos autorais. Tanto que anunciou oficialmente a parceria entre as empresas, mas não divulgou valores. A Bloomberg teve acesso a documentos que indicam um contrato de licenciamento de conteúdo assinado pelo Reddit, avaliado em 60 milhões de dólares, destinado ao treinamento de IA.

E tudo isso culmina com vazamento de documentos onde indicam um possível IPO do Reddit na bolsa de valores. Que semana no Reddit. Mas então, quais são os 4 motivos dessa parceria de milhões acontecer?

Google fecha parceria de conteúdo com Reddit por US$60 milhões
Google fecha parceria de conteúdo com Reddit por US$60 milhões

1. Enriquecimento dos modelos de IA

O Reddit, conhecido como "a primeira página da internet", abriga uma vasta quantia de conteúdo gerado pelos usuários, abrangendo praticamente todos os tópicos imagináveis. Para o Google, ter acesso a essa diversidade de dados representa uma oportunidade de treinar suas IAs com informações e contextos humanos autênticos, algo que é essencial para desenvolver algoritmos mais precisos.

2. Direitos autorais

A indústria de inteligência artificial tem enfrentado críticas crescentes por usar o trabalho de criadores de conteúdo sem compensação adequada. Ao firmar uma parceria oficial com o Reddit, o Google não estabelece um precedente para futuras colaborações entre plataformas tecnológicas e criadores de conteúdo. Afinal, hoje fica mais bem posicionado uma discussão sobre melhor umidificador no Reddit do que um site especializado.

3. Melhoria dos serviços do Google

A parceria também permite que o Google aprimore seus próprios produtos, incorporando dados extraídos do conteúdo do Reddit. Isso pode melhorar a precisão das buscas do Google, com recomendações de conteúdo, o treinamento da IA pode ser usado para encontrar sites especializados e obviamente indicar ainda mais o Reddit como fonte "confiável".

Falando em melhoria de serviços, o Google suspendeu o Gemini por um tempo, após duras críticas de usuários nas inconsistências em criação de imagens, isso aconteceu ontem.

4. Estratégia

O Google enfrenta concorrência de outras empresas que também estão desenvolvendo IA, como a Microsoft com sua parceria com o OpenAI, garantir acesso exclusivo a dados únicos torna-se uma vantagem competitiva. Isso não apenas melhora as IAs do Google, mas também limita o acesso de concorrentes a fontes de dados.