As pesquisas no Google estão sendo duramente criticadas por não serem tão boas quanto antes, mesmo que a empresa diga que estão ótimas. Um estudo recente feito por pesquisadores de algumas universidades mostrou que, especialmente quando se busca por produtos, os resultados de busca do Google tem trazido sites de qualidade duvidosa, provavelmente por que eles estão usando estratégias de marketing de afiliados.

Estudo comprova que a pesquisa do Google está piorando

Não é impressão sua: os resultados de pesquisa do Google realmente estão piorando
Não é impressão sua: os resultados de pesquisa do Google realmente estão piorando

O estudo foi realizado por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Leipzig, da Bauhaus-Universidade de Weimar e do Centro de Análise de Dados Escaláveis e Inteligência Artificial, divulgado pelo 404 Media na última terça-feira (16).

O marketing de afiliados é um sistema de links especiais que são colocados em avaliações de produtos para ganhar dinheiro quando as pessoas compram algo por meio desses links. É como se fosse um tipo de comissão pago por quem divulgou o link do produto. O grande problema nisso é que criou-se um tipo de competição para aparecer nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa.

Durante o período de um ano, os pesquisadores analisaram 7.392 pesquisas de produtos e descobriram que as páginas mais bem classificadas têm mais otimizações, mais links de afiliados e, em geral, têm conteúdo de qualidade inferior. Embora o Google e seus concorrentes tentem combater truques de SEO (Search Engine Optimization), o estudo mostra que os motores de busca não estão conseguindo evitar que esse tipo de página fiquem bem ranqueadas nas buscas.

Ruim com o Google, pior sem ele

Apesar das duas críticas, o Google tem mostrado resultados melhores que seus principais concorrentes, como é o caso do Bing e do DuckDuckGo. O Google diz que está sempre ajustando seus algoritmos para melhorar os resultados, o que talvez tenha sido crucial em relação aos resultados da concorrência.

Lily Ray, que é uma especialista em SEO, acredita que o Google está enfrentando problemas realmente sérios. Muitos sites dependem exclusivamente do conteúdo criado pelos usuários, o que os spammers estão aproveitando. Ao mesmo tempo, as práticas de SEO (Search Engine Optimization) estão se tornando cada vez mais importantes para os negócios online, o que tem causado uma canibalização dos site que realmente geram conteúdo de qualidade.

O Google ainda é o sistema de busca mais popular do mercado, mas essas preocupações mostram que há sérias dúvidas sobre a qualidade dos resultados de pesquisa e se as medidas implementadas pelos motores de busca realmente funcionam contra sites de qualidade duvidosa ou que estão cheios de spam.

Fonte | Via