O Google Drive finalmente ganhou a pasta de spam que os usuários tanto pediram. O motivo pelo qual o recurso de spam foi tão requisitado pelas pessoas que utilizam o serviço de armazenamento na nuvem do Google é devido ao compartilhamento de arquivos de desconhecidos. Como o sistema do Drive sempre notifica via e-mail e app, você sempre é alertado quando alguém compartilha um conteúdo e dependendo da frequência com que se recebe estes avisos, a tendencia é que se desative as notificações de compartilhamento.

Google Drive ganha pasta de spam

Pasta de spam chega ao Google Drive. Fonte: Oficina da Net
Pasta de spam chega ao Google Drive. Fonte: Oficina da Net

De acordo com o site AndroidAuthority, a pasta de spam do Google Drive funciona da mesma forma como no Gmail. Ou seja, o sistema irá filtrar de forma preventiva o que for considerado spam através da verificação de informações sobre o usuário e o conteúdo compartilhado. Caso algo que é spam for parar na pasta comum, basta você arrastar e soltar o arquivo na pasta de spam (o contrário também pode acontecer e você só precisa seguir a mesma lógica).

Captura de tela demonstrando um arquivo selecionado para denunciar spam no Google Drive. Fonte: androidauthority
Captura de tela demonstrando um arquivo selecionado para denunciar spam no Google Drive. Fonte: androidauthority

Os arquivos que estiverem na pasta de spam do Google Drive permaneceram lá por 1 mês. Após este período, eles serão excluídos permanentemente. Caso o usuário queira, é possível limpar a pasta de spam para deletar manualmente o conteúdo.

Lançamento e disponibilidade

A pasta de spam do Google Drive será lançada no dia 24 de maio de 2023 para o público geral. Entretanto, pode ocorrer de usuários terem acesso antes ou depois desta data, pois a equipe do AndroidAuthority já tem acesso, por exemplo.