O Google anunciou recentemente uma nova rodada de demissões que afetará cerca de 1.000 funcionários, com foco principal nos setores de hardware, engenharia e Google Assistant.

A empresa não forneceu muitos detalhes sobre os motivos por trás desses cortes, mas parece que estão relacionados a reestruturações internas e ajustes na equipe. Essa demissão em massa do Google está afetando diversos setores, principalmente hardware, engenharia e Google Assistant.

O que você precisa saber:

  • O Google está demitindo cerca de 1.000 funcionários.
  • Os setores mais afetados são hardware, engenharia e Google Assistant.

Demissão em massa no Google

A demissão de 1.000 funcionários é significativa e pode ter um impacto importante no futuro da empresa. O Google em 2023 fez algo ainda maior, foram 12 mil funcionários demitidos. É importante ressaltar que o Google é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e possui uma equipe enorme.

Setores influenciados

O setor de hardware, notadamente impactado pelos cortes, levanta a possibilidade de uma reavaliação da estratégia da empresa nessa área. Apesar dos investimentos em produtos como smartphones, tablets e dispositivos domésticos, o Google pode estar buscando ajustes para competir mais efetivamente no mercado.

A equipe de engenharia, vital para o desenvolvimento dos produtos do Google, também sofreu cortes, sugerindo uma possível reorganização interna ou uma mudança de foco estratégico.

Google Nest, um dos dispositivos produzidos pelo Google. Fotógrafo: Nicolas Muller
Google Nest, um dos dispositivos produzidos pelo Google. Fotógrafo: Nicolas Muller

O Google Assistant, um dos produtos mais recentes da empresa, dedicado a facilitar a vida dos usuários em dispositivos como smartphones, smart speakers e smart TVs, também foi afetado. Esses cortes podem indicar uma busca por melhorias e fortalecimento diante da concorrência acirrada, especialmente com players como a Amazon e sua assistente virtual Alexa.

Google Fitbit

Um dos setores que está sendo prejudicado também é o de relógios da marca FITBIT, que foi comprada pela Google em 2019 por 2.1 bilhões de dólares. Os co-fundadores que trabalhavam ainda no projeto confirmaram a saída da empresa. O Fitbit é um produto que concorre diretamente com os próprios Pixel Watch do Google, certamente haverão mudanças na equipe do projeto.

Informações do The Verge