A Alphabet, controladora do Google, anunciou que está demitindo cerca de 12 mil funcionários. A revelação ocorreu nesta sexta-feira (20), onde foi dito que houve o corte de aproximadamente 6% da força de trabalho da empresa.

Nos últimos dois anos, a Alphabet aumentou rapidamente o número de funcionários por decisão de Sundar Pichai, atual CEO da Alphabet e do Google. Pichai diz que irá assumir "total responsabilidade" por sua ação. De qualquer forma, o CEO do Google diz que a empresa está se preparando "para compartilhar algumas experiências totalmente novas para usuários, desenvolvedores e empresas" e a companhia tem "uma oportunidade substancial" envolvendo inteligência artificial e os produtos desenvolvidos por eles.

Doze mil funcionários são demitidos pela Alhpabet, controladora do Google. Fonte: Oficina da Net
Doze mil funcionários são demitidos pela Alphabet, controladora do Google. Fonte: Oficina da Net

O Reuters diz que uma pessoa postou no Twitter que estava trabalhando no desenvolvimento do navegador Chrome e que perdeu seu empregou durante a promoção para um cargo de liderança em um projeto do Google.

Porque o Google está demitindo tantos funcionários?

A analista da Hargreaves Lansdown, Susannah Streeter, disse que o negócio de publicidade da Alphabet é o que sustenta o mecanismo de busca do Google e o YouTube, mas que isso não deixa a empresa imune a turbulências econômicas.

O crescimento dos anúncios está em alta, um forte contraste com os dias agitados da reabertura pós-pandemia, que viram um aumento nos gastos do consumidor.

De acordo com o site Reuters, duas pessoas familiarizadas com o desenvolvimento de tecnologias de IA (Inteligência Artificial), o Google irá fazer um grande lançamento na área. Esse anúncio, segundo os rumores, irá acontecer entre março em junho de 2023.