O Gmail para Web está ganhando criptografia de ponta a ponta (E2EE), anunciou o Google. Com isso, os usuários do Google Workspace poderão enviar e receber e-mails criptografados dentro e fora de seus domínios. Entretanto, a novidade está sendo disponibilizada somente na versão beta da plataforma e só depois chegará para o público geral.

É importante mencionar que a criptografia do lado do cliente já está disponível para o Google Drive, Docs, Sheets, Meet e Calendar (beta). Porém o Gmail ainda está fora da lista e está recebendo esse recurso agora. Ao ativar a funcionalidade, o usuário irá garantir que seus dados não possam ser descriptografados pelos servidores do Google, mas o cabeçalho do e-mail (assunto, data e destinatários) não será criptografado.

Criptografia de ponta a ponta chega ao Gmail

Criptografia de ponta a ponta está chegando ao Gmail. Fonte: Oficina da Net
Criptografia de ponta a ponta está chegando ao Gmail. Fonte: Oficina da Net

No site de suporte do Google, a empresa diz que em breve "você pode usar suas próprias chaves de criptografia para criptografar os dados da sua organização, além de usar a criptografia padrão fornecida pelo Google Workspace. Com a criptografia do lado do cliente (CSE) do Google Workspace, a criptografia de conteúdo é processada no navegador do cliente antes que qualquer dado seja transmitido ou armazenado no armazenamento baseado em nuvem do Drive. Dessa forma, os servidores do Google não podem acessar suas chaves de criptografia e descriptografar seus dados. Depois de configurar o CSE, você pode escolher quais usuários podem criar conteúdo criptografado do lado do cliente e compartilhá-lo interna ou externamente."

O Google diz que o Gmail com criptografia de ponta a ponta está disponível atualmente para os clientes do Workspace Enterprise Plus, Education Plus e Education Standard. Para ter acesso ao recurso, a pessoa tem de se inscrever para a versão beta até o dia 20 de janeiro de 2023. Infelizmente a empresa diz que a funcionalidade ainda não está disponível para usuários de contas pessoais ou Workspace Essentials, Business Starter, Business Standard, Business Plus, Enterprise Essentials, Education Fundamentals, Frontline e Nonprofits, bem como clientes legados do G Suite Basic e Business.

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!