O Google anunciou o Workspace Essentials Starter, uma versão do Workspace que conta com acesso gratuito aos programas básicos de produtividade, sem a necessidade de se desfazer de possuir um e-mail do Gmail. A novidade faz parte de um esforço da empresa em trazer usuários corporativos para o Workspace.

O novo plano do Workspace é gratuito e não possui versão paga. No Essentials Starter o usuário terá acesso ao Google Documentos, Apresentações, Planilhas, Bate-Papo, Drive e Meet. Caso você não tenha um e-mail do Gmail, é possível utilizar outros e-mails que você possui para se inscrever.

Como funciona?

Além do acesso gratuito aos programas de produtividade de forma online, o Workspace Essentials Starter possui o armazenamento em nuvem. Entretanto, há um limite de 15 GB, assim como uma conta normal do Google. Neste plano é possível ter até 25 membros, mas não há limite de quantas equipes de uma organização podem se inscrever. Porém, um ponto negativo aqui é a falta de suporte do Workspace.

Imagem ilustrativa do Workspace. Fonte: Google
Imagem ilustrativa do Workspace. Fonte: Google

Google encerrará G Suite em julho

O anúncio do novo plano do Workspace vem logo após o encerramento completo da versão gratuita do G Suite. No mês de julho de 2022 a empresa irá acabar com o serviço gratuito G Suite.

Lançamento e disponibilidade

Segundo o Google "o Essentials Starter está sendo lançado em um período de várias semanas e pode não estar disponível em algumas regiões até meados de fevereiro de 2022".

O que achou da novidade? Você utilizaria o novo plano do Google Workspace? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

Fonte: Google