O Gmail ganhou um novo layout, mudando a maneira como o Google Chat, Meet e Space são integrados. A informação foi publicada pelo Google no início desta semana, onde foram exibidas imagens mostrando que o novo design fez com que outras ferramentas do Google não sejam mais janelas flutuando na tela inicial do serviço de e-mail. Agora cada um dos recursos possui uma tela própria que pode ser acessada através de botões grandes na coluna do lado esquerdo.

De acordo com o Google, o novo layout é chamado de "visualização integrada" e será disponibilizado para todos os usuários do Workspace. Segundo a empresa, em abril qualquer um que não tenha ativado o novo design será migrado automaticamente, mas caso o usuário queira permanecer no visual antigo, será dada essa opção. Além disso, haverá um aviso nas contas do Gmail, em algum momento, falando sobre a novidade para os usuários.

Aviso sobre o novo layout do Gmail. Fonte: Google
Aviso sobre o novo layout do Gmail. Fonte: Google

Quais as mudanças que houve no Gmail?

Atualmente o gerenciamento de bate-papos e reuniões é meio confuso, pois tudo acontece em uma única tela. Isso pode ser agradável para aqueles que querem ver tudo em uma tela só, mas para aqueles que querem concentrar em uma coisa de cada vez irá atrapalhar. A nova interface entrega um acesso mais fácil a outras ferramentas além do e-mail, apresentando uma tela para cada recurso.

Segundo a Google, haverá bolhas de notificação informando ao usuário sobre algo em cada um dos recursos presentes no Gmail. Isso pode tanto ajudar quanto atrapalhar, dependendo da quantidade de informações recebidas ao longo do dia.

Novo design do Gmail. Fonte: Google
Novo design do Gmail. Fonte: Google

Lançamento e disponibilidade

Segundo o Google, o novo layout do Gmail será disponibilizado a partir do dia 8 de fevereiro de 2022 e se tornará "experiência padrão" em abril.

O que achou da novidade? Gostou? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!