Iniciar chamadas de voz e de vídeo utilizando os serviços do Google nunca foi tão fácil. Agora é possível fazer ligações de áudio e vídeo individuais dentro do aplicativo Gmail na aba "Chats" localizada embaixo na tela.

O botão para ligações de áudio e vídeo foi anunciado pela primeira vez em setembro, mas somente no início desta semana ele começou a aparecer para qualquer usuário do Google Workspace, G Suite ou contas pessoais do Google. Anteriormente era necessário gerar um link de convite para iniciar uma conversa por áudio e vídeo.

Gmail permite agora chamadas de voz e vídeo sem links

De acordo com o Google em seu blog, serão implementados botões no topo de cada chat individual para iniciar uma chamada de áudio e de vídeo. Pode ser uma adição simples, mas que transforma cada vez mais o aplicativo Gmail em um hub de todos os serviços de comunicação.

Funcionamento das ligações no Gmail. Fonte: Google
Funcionamento das ligações no Gmail. Fonte: Google

Lançamento e disponibilidade

A partir do início desta semana os chats individuais no aplicativo Gmail começaram a receber a função de ligações de áudio e vídeo. A novidade será implementada aos poucos, ou seja, caso ainda não tenha acesso ao recurso, aguarde.

Contas verificadas no Gmail

Em julho deste ano o Google começou a implementar em seu serviço de e-mail selos para contas verificadas. Originalmente anunciado em 2020, o selo de conta verificada para e-mails do Gmail começou a ser aplicado e tem como objetivo fazer com que a segurança dos usuários aumente, pois há golpes que se utilizam da dúvida sobre a veracidade do que está sendo passado na mensagem.