O Google Meet ganhou o mesmo recurso do FaceTime que ajuda a manter o usuário no centro quatro de transmissão de vídeo. Segundo o Google, a ferramenta foi desenvolvida para "enquadrar automaticamente seu vídeo antes de ingressar em uma reunião", permitindo uma interação melhor entre todos os participantes da chamada.

Embora seja uma boa notícia, a funcionalidade de enquadramento do Google Meet ainda é limitada. O software do Google realiza o enquadramento automático na videoconferência somente uma vez. Caso a pessoa se mexa durante a chamada, ela ficará descentralizada na imagem transmitida.

Google Meet ganha enquadramento automático em chamadas de vídeo. Fonte: Google
Google Meet ganha enquadramento automático em chamadas de vídeo. Fonte: Google

O Center Stage do FaceTime, recurso desenvolvido pela Apple para realizar o enquadramento automático em chamadas de vídeo, consegue se ajustar o tempo todo durante uma transmissão, o que é mais conveniente, já que nem sempre ficamos quietos em um único lugar o tempo todo durante uma videochamada. O Google pelo menos deixa claro sobre a limitação do recurso semelhante, presente no Meet, dizendo:

O enquadramento automático acontece apenas uma vez, portanto, não há distrações de movimento que possam desviar a atenção do conteúdo da reunião. Você pode reformular manualmente o vídeo a qualquer momento nas configurações.

É necessário ativar o recurso manualmente

Por padrão, o Google Meet não ativa o recurso de enquadramento automático para o usuário. Além disso, foi dito que a novidade está disponível para todos os planos do Google Workspace Business Standard, Business Plus, Enterprise Essentials, Enterprise Starter, Enterprise Standard, Enterprise Plus, Education Plus, Education Teaching and Learning Upgrade e Workspace Individual.

Recurso de enquadramento automático no Google Meet. Fonte: Google
Recurso de enquadramento automático no Google Meet. Fonte: Google

É importante mencionar que os assinantes do Google One com 2TB de armazenamento têm direito a utilizar o recurso de enquadramento automático no Google Meet.