A mais nova funcionalidade que está sendo testada no Google Meet poderá auxiliar consideravelmente nas videoconferências feitas com clientes, parceiros, alunos e funcionários estrangeiros. O Google começou a testar agora legendas traduzidas em tempo real em sua plataforma de comunicação Google Meet.

Para ter acesso ao novo recurso de legendas "ao vivo" no Google Meets, o usuário deverá solicitar acesso a funcionalidade e utilizar o Google Workspace Business Plus, Enterprise Standard, Enterprise Plus, Education Plus e Teaching & Learning Upgrade. Para ativar a função, você deve ativar as legendas indo nas configurações, definir o idioma como inglês e depois ligar a tradução de legendas.

Google Meet permite agora a geração e tradução em tempo real do que está sendo falado

Legendas geradas e traduzidas em tempo real no Google Meets. Fonte: Google
Legendas geradas e traduzidas em tempo real no Google Meets. Fonte: Google

Quais idiomas estão disponíveis para tradução das legendas ao vivo

Segundo o Google, inicialmente está sendo disponibilizado a tradução de legendas somente para reuniões faladas em inglês. A tradução da legenda gerada originalmente em inglês pode ser feita para o idioma espanhol, francês, alemão e português.

Em seu comunicado, o Google diz:

"As legendas traduzidas ajudam as videochamadas do Google Meet a serem mais globais, inclusivas e eficazes, removendo a capacidade do idioma como uma barreira para a colaboração. Ao ajudar os usuários a consumir o conteúdo em um idioma de sua preferência, você pode ajudar a equalizar o compartilhamento, a aprendizagem e a colaboração de informações e certifique-se de que suas reuniões sejam o mais eficazes possível."

Lançamento e disponibilidade

Infelizmente o Google não informou quando serão disponibilizadas no Google Meet traduções de legendas para videoconferências faladas em espanhol, francês, português ou alemão. Além disso, não foi dito quando a funcionalidade ficará disponível para todos, já que o recurso está presente no momento somente para os meios empresarial e educacional no Meets.