O Google Chrome 104 começou a ser disponibilizado no dia 2 de agosto de 2022. De acordo com as notas da atualização do navegador, temos como destaque o aprimoramento do carregamento de páginas, melhorias nas ferramentas de compartilhamento de tela e aprimoramentos na interface de usuário para os Chromebooks.

A melhoria mais bem-vinda provavelmente é a que promove a aceleração do carregamento da página. Normalmente, os sites e navegadores em algum momento começam a mudar para o "carregamento lento", onde o conteúdo não é carregado até que a página esteja totalmente visível. Entretanto, o Chrome só carrega conteúdos incorporados de forma lenta se o site específico acessado permitir.

Está sendo testado pelo Google em seu navegador um recurso chamado "LaxyEmbeds", que irá carregar automaticamente alguns conteúdos incorporados, mesmo sem a solicitação do site. Entretanto, infelizmente somente 1% dos usuários que estão executando o Chrome 104 terão acesso a esta funcionalidade por enquanto.

Captura de região para aplicativos da Web

Com a atualização para o Chrome 104, o navegador ganhou a capacidade de selecionar partes específicas do vídeo para capturar automaticamente. Chamado de "Region Capture", a funcionalidade permite que o usuário escolha qual parte da tela do vídeo ele quer gravar ou compartilhar.

Para que fosse mais fácil de entender, o Google deu o exemplo de uma videoconferência. É possível escolher qual área da tela do vídeo o usuário deseja compartilhar. Essa função pode ser útil para ocultar controles exibidos na videoconferência durante o compartilhamento de tela.

Captura de região para aplicativos da Web com exemplo de uma videoconferência no Google Meet. Fonte: Google
Captura de região para aplicativos da Web com exemplo de uma videoconferência no Google Meet. Fonte: Google

Chromebooks ganharam um novo "menu iniciar"

Já faz algum tempo que o Google vinha desenvolvendo uma reformulação da interface do ChromeOS. Um dos maiores destaques destas alterações é o menu Iniciar. Agora o botão parece mais com o que temos no Windows.

Ao clicar no botão do "menu iniciar" (chamado "productivity launcher"), uma janela flutuante será aberta no canto da tela. No topo há uma barra de pesquisa do Google e um atalho do Google Assistente. Esta é uma grande melhoria comparado ao launcher anterior.

Temas escuro e claro automáticos para os Chromebooks

Sabe-se que já há temas claros e escuros "não oficiais", mas agora a funcionalidade está chegando à versão estável do Chrome. Além disso, é possível alternar automaticamente entre os temas. Anteriormente, o recurso só estava disponível se o usuário ativar a funcionalidade de forma experimental.

Redesign da bandeja do sistema nos Chromebooks

A área onde é mostrado o relógio, o nível de bateria e a força do sinal do Wi-fi chama-se bandeja do sistema. O Google está implementando mudanças nela com o ChromeOS 104, incluindo um novo widget de calendário.

Outra mudança aplicada ocorreu no relógio, que agora está dividido para mostrar a data à esquerda. Se o usuário selecionar a data, irá aparecer um widget de calendário grande e confortável para visualização. Ao clicar em uma data no calendário, aparecerá a opção "abrir no Google Agenda". Foi alterado também o design das notificações.

Chrome 104: O que mais há de novo?

Além das alterações mencionadas acima, houve também outras mudanças que você pode conferir na íntegra no site do desenvolvedor do Google, além do blog do Chromium. Dentre as atualizações aplicadas, as principais foram:

  • A Confirmação de Pagamento Seguro (Secure Payment Confirmation) agora suporta a escolha de não armazenar os dados do cartão de crédito para compras posteriores.
  • Quando os cookies são definidos com um atributo explícito Expires/Max-Age, o valor será limitado a no máximo 400 dias.
  • A propriedade "object-view-box" permite que o autor escolha parte de uma imagem que deve ser delimitada dentro da caixa de conteúdo de um elemento de destino substituído.
  • O "Fullscreen Companion Window" permite que os apps da Web utilizem conteúdos em tela cheia e uma janela pop-up em várias telas.
  • O Web Bluetooth agora pode ser controlado com uma Política de Permissões.

Como atualizar o Google Chrome manualmente

Para atualizar manualmente o Chrome, basta seguir os seguintes passos:

Passo 01: Acesse o menu do navegador em cima no canto direito clicando no símbolo de três pontos na vertical.

Passo 02: Passe a seta do mouse por cima da opção "Ajuda".

Passo 03: Selecione "Sobre o Google Chrome".

Como atualizar o navegador para o Chrome 104. Fonte: Vitor Valeri
Como atualizar o navegador para o Chrome 104. Fonte: Vitor Valeri

Lançamento e disponibilidade

O Chrome 104 para desktop já está disponível para desktop e será disponibilizado aos poucos para celulares. Caso ainda não tenha recebido a nova versão do navegador, aguarde.

O que achou das novidades que chegaram no Chrome 104? Gostou? Compartilhe conosco a sua opinião!