Nesta terça (8), a Google lançou a plataforma Grasshopper no Brasil, ferramenta gratuita para quem desejar aprender programação. Totalmente em português, a plataforma é muito útil para quem nunca teve contato com a área, e como parte do aprendizado traz jogos e lições interativas de JavaScript, a linguagem usada por mais de 70% dos programadores.

Como atrativo, a Gigante das Buscas explica que a plataforma Grasshopper utiliza uma metodologia interativa que estimula o raciocínio na prática, como quebra-cabeças visuais que ensina a utilizar os principais conceitos de codificação, como funções, loops e variáveis. Além disso, o ensino envolve códigos e técnicas de construção de sites com HTML e CSS. A ferramenta pode ser utilizada tanto em desktop quanto em aparelhos Android.

Este é o Grasshopper, o app de programação gratuita para iniciantes. (Imagem: Reprodução / Google)
Este é o Grasshopper, o app de programação gratuita para iniciantes. (Imagem: Reprodução / Google)

Susana Ayarza, diretora de marketing do Google, expressou o motivo da criação desta plataforma;

"Programar está se tornando uma habilidade essencial no mercado de trabalho, e queremos que todos possam aprender sobre isso. O aplicativo oferece um ambiente de aprendizagem centrado em quem está começando — ou quer começar — a entender o mundo da programação."

Cresça com o Google

Aprenda grátis a programar com pequenos quebra-cabeças visuais. (Imagem: Reprodução / Google)
Aprenda grátis a programar com pequenos quebra-cabeças visuais. (Imagem: Reprodução / Google)

O Grasshopper foi criado por uma equipe de programadores do próprio Google na Area 120 e faz parte do programa "Cresça com o Google", que conta com diversas plataformas para criação de conteúdo, desenvolvimento de pessoas e negócios por "remover as barreiras que limitam o acesso à educação e preparar adultos e jovens para carreiras promissoras".

A plataforma foi anunciada originalmente em 2018 para várias regiões do mundo e desde então, pelo menos um milhão de pessoas passaram cerca de uma hora aprendendo a programar por meio do aplicativo. As experiências mostram que depois de duas semanas utilizando a ferramenta, os alunos ficam mais motivados para aprender a programar.

>> Acesse o Grasshopper do Google.