O Android 12 será revelado ainda neste ano e terá várias novidades, principalmente no design do sistema. Na versão de desenvolvedor que foi disponibilizada pela Google é possível observar que a empresa está tentando realizar mudanças no design de seu sistema operacional.

Modo escuro

A versão Developer Preview (DP1) do Android 12 já foi disponibilizada para download e traz algumas mudanças significativas no sistema operacional da Google, principalmente no layout geral e em algumas funções, como no dark mode, recurso que chegou a partir do Android 9 Pie e posteriormente foi implementado de forma nativa por vários aplicativos, como Facebook e WhatsApp, por exemplo.

O modo escuro além de proporcionar maior conforto visual também é capaz de poupar a bateria do smartphone por desligar os pixels e tornar a cor mais escura, com isso garantindo uma economia de bateria significativa. Apenas telas do tipo AMOLED são compatíveis com esse modo, visto que às telas do tipo IPS LCD apenas tornam os pixels acinzentados. No Android 12 a Google tornou o modo escuro mais próximo de uma escala de cinza, logo, os displays AMOLED manterão os pixels ativados e consumindo energia da bateria. Veja:

Interface do Android 12 DP1. (Foto: Reprodução/Android Police).
Interface do Android 12 DP1. (Foto: Reprodução/Android Police).

A mudança deve afetar os principais itens do sistema, como a barra de notificações, menu das configurações e demais abas. Na imagem abaixo é possível observar como é o dark mode no Android 11, veja que a cor preto é mais definita, não se aproximando da escala de cinza azulada.

Leia também:

Modo escuro no Android 11. (Foto: Reprodução/Android Police).
Modo escuro no Android 11. (Foto: Reprodução/Android Police).

A versão ainda está em sua beta, por isso é possível que a desenvolvedora altere para o design anterior antes do lançamento oficial do Android 12.

O que achou desta matéria? Sua opinião é importante para nós, comente!

Via