O lançamento do Google Pixel 5 e Pixel 4a não trouxe muitas surpresas. Afinal, esses smartphones tiveram tantas informações vazadas, que basicamente já sabíamos tudo sobre eles antes do lançamento.

Os detalhes mais interessantes sobre o Google Pixel 5 e Google Pixel 4A 5G são a presença de um processador compatível com o 5G, novos módulos de câmera ultra-wide e óbvio o Android 11.

Google Pixel 5 - Especificações

O Google Pixel 5 está chegando como o único "carro-chefe" do Google para 2020. A versão "XL" do smartphone parece que de certa forma está sendo substituído pelo Google Pixel 4a, por ser maior que o Pixel 4. No entanto, o Google Pixel 5 entrega uma experiência mais premium.

O novo smartphone do Google conta com uma tela de 6 polegadas com resolução FullHD+ com taxa de atualização de 90Hz. Isso está longe dos 144Hz entregues nos smartphones gamers, mas o Pixel 5 não chega para competir com smartphones deste segmento, logo, 90Hz é mais do que suficiente. Principalmente depois que rumores apontavam para uma tela de 60Hz padrão.

Google Pixel 5 - Câmeras

As câmeras também receberam um upgrade. Temos uma câmera principal de 12.2 megapixels, com tamanho de pixel de 1.4um e a câmera secundária ultra grande angular possui 16 megapiexls com abertura f/2.2 e tamanho de pixel de 1.0um.

O conjunto de câmeras pode não ser o que muitos aguardavam, mas o Google já provou entregar fotos excepcionais com seu software de câmera, a Câmera do Google e um conjunto de algoritmos de IA que farão deste smartphone facilmente um dos melhores dispositivos para fotografia. O Google também traz OIS e, finalmente, gravação de vídeo 4K a 60fps.

Google Pixel 5 - Processamento

O smartphone traz processador Snapdragon 765G, que garante conectividade 5G, possui 8GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno.

Infelizmente, o smartphone não conta com Wi-Fi 6. Ele vem com o Android 11, mas aqui não há surpresas. A bateria também recebeu um upgrade, agora conta com 4.080mAh. Para referência o Pixel 4 XL tinha uma bateria de 3.700mAh.

O Pixel 5 conta com certificação IP68 que garante resistência à água e poeira. Traz corpo de alumínio reciclado. Curiosamente, há um acabamento texturizado para esconder as marcas de impressões digitais na traseira e garantir também uma ótima pegada. Apesar do corpo de alumínio, o telefone traz carregamento sem fio e carregamento sem fio reverso. O Google Pixel 5 chega com uma nova cor, Sorta Sage (Mint Green) ao lado da cor Just Black.

Google Pixel 4a 5G - Especificações

O Pixel 4a 5G é um smartphone com tela OLED de 6,2 polegadas com resolução FullHD+ e taxa de atualização de 60Hz. também traz processador Snapdragon 765G, mas conta com menos memória RAM, são 6GB e os mesmos 128GB de armazenamento do Pixel 5.

Outro ponto em que o Pixel 4a é idêntico ao 5 é em seu conjunto de câmeras. Traz a mesma câmera de 12.2 megapixels, com a secundária ultra grande angular de 16 megapixels. E traz câmera frontal de 8 megapixels no canto superior esquerdo da tela em um furo.

O Pixel 4a 5G também chega com Android 11, mas sua bateria é menor, temos aqui 3.885mAh. Não sei até que ponto essa foi uma decisão acertada, afinal temos aqui uma tela maior com uma bateria menor. O carregamento sem fio está ausente, mas o carregamento rápido de 18W segue. O Pixel 4a 5G não possui certificação IP68.

Preço e Disponibilidade

O Google Pixel 5 já está disponível para pré-encomenda hoje. No entanto, ele chegará a oito países a partir do dia 15 de outubro e nos Estados Unidos apenas em 29 de outubro.

O smartphone tem preço sugerido de US$699. A empresa está oferecendo gratuitamente um par de fones de ouvido sem fio Bose QC 35 II para aqueles que encomendarem o smartphone antes de 14 de outubro. A oferta está disponível na Alemanha, França, Irlanda e Reino Unido.

O Pixel 4a 5G será vendido por US$ 499. No entanto, a pré-venda só começa em 5 de novembro. As vendas acontecerão no dia 19 de novembro. O Japão receberá o dispositivo um pouco antes, em 15 de outubro.

O Brasil segue fora da lista de países que recebem os novos smartphones do Google.