Hoje, o Google revelou seu concorrente para os smartphones já lançados em 2020, estamos falando do Google Pixel 5 e uma variante 5G do Google Pixel 4a.

Além de novos smartphones, a empresa também anunciou um novo Chromecast com o Google TV. Essa é uma solução muito mais avançada do que as gerações anteriores, afinal, ela traz uma interface própria e um controle remoto.

O novo Chromecast traz um design parecido com a geração anterior, porém mais alongado. O dongle possui cabo HDMI para conexão a TV ou receptor AV e é alimentado através do adaptador USB fornecido ou usando o carregador USB-C.

O novo "conversor de TV em Smart TV" também traz um conjunto de atualizações em seu hardware para torná-lo superior aos seus antecessores e um competidor digno de seus concorrentes.

O Google Chromecast com Google TV traz suporte para exibição de imagens em 4K a 60Hz, com HDR10 e HDR10+. Além disso, temos Dolby Vision junto com Dolby Digital e Digital Plus com Dolby Atmos.

Em termos de conectividade, o produto vem com dual-band Wi-Fi 5 e Bluetooth. Embora o Google não tenha especificado qual versão do Bluetooth, imaginamos que seja a 5.0. Para os que curtem gadgets coloridos o Google trouxe versões com cores Snow, Sunrise e Sky.

Vídeo incorporado do YouTube

Ficou claro que o Google, depois de ter ficado para trás durante um tempo, quer competir de igual para igual com os dongles que antes eram considerados superiores, única e exclusivamente por serem autônomos, ou seja, não necessitavam do smartphone ou tablet para serem controlados pois traziam um controle remoto, no mercado nacional por exemplo, temos hoje o Amazon FireStick, o Roku, Elsys Smarty, entre outros.

Agora com a simples adição do controle remoto e agora trazendo Google TV, parece que o jogo mudou. Contudo por hora, não temos o dongle disponível oficialmente no Brasil. No exterior, o novo Google Chromecast com Google TV custa US$49.