Atualmente, o Google está preparando o lançamento de seu primeiro dongle Chromecast com a Android TV, que agora ao que tudo indica, passará a se chamar Google TV. Um novo alto-falante do Google Home também será lançado em breve.

O Google Chromecast com Google TV, ou simplesmente Google TV Stick, foi inicialmente visto há alguns meses com o codinome "Sabrina". Basicamente, ele é um dongle HDMI para conexão a uma televisão ou monitor, por meio do qual não apenas o conteúdo de dispositivos externos pode ser enviado.

O novo Google Chromecast com Google TV vem atender o mercado e concorrer de igual para igual com os concorrentes que estavam, pelo menos até agora, um passo a frente do Chromecast pois já traziam um controle remoto, tornando o dispositivo autônomo, não necessitando de um smartphone para ser controlado.

Além disso, o Google está expandindo significativamente a gama de funções, tornando o Chromecast um dongle de streaming completo que vem com uma interface de Android TV revisada. Você pode usá-lo para acessar vários aplicativos e serviços, semelhantes ao que você conhece do Fire TV da Amazon, por exemplo.

Presença do controle remoto no novo Chromecast dá autonomia para o novo dongle com Android TV da Google.
Presença do controle remoto no novo Chromecast dá autonomia para o novo dongle com Android TV da Google.

O novo Google Chromecast com Google TV é conectado diretamente à porta HDMI da respectiva TV ou monitor e alimentado por uma porta USB, exatamente como era feito em suas versões anteriores.

Google Chromecast

O Google Chromecast com Google TV tem formato diferente das versões anteriores, agora seu design é oval, mas segue simples, trazendo somente a conexão de energia, a porta HDMI, um LED de status na parte traseira e o botão de reinicialização conhecido nos modelos anteriores.

O Google Chromecast com Google TV traz a mesma tecnologia que é usada em vários outros dispositivos Android TV: Um SoC AMLogic S905X2 de quatro núcleos, 2GB de memória RAM e uma pequena memória interna (capacidade não divulgada) e o diferencial, o controle remoto.

O controle remoto só não é mais simples que o dongle, traz apenas um D-Pad, outros botões de navegação e um botão do Google Assistant, mas também um botão que pode ser atribuído a favoritos para que você possa acessá-lo rapidamente.

Além disso, o controle remoto ainda possui botões para acesso rápido ao YouTube e ao provedor de streaming Netflix, o Google parece estar se curvando aos hábitos dos clientes, pois o Netflix é na verdade um concorrente.

Existem também dois botões laterais, que aparentemente se destinam a permitir que o volume seja regulado rapidamente. Além disso, na parte inferior há também um botão de voltar e um botão liga/desliga com o qual o Chromecast com Google TV também pode ser facilmente desligado.

A apresentação do novo Google Chromecast com o Google TV está prevista para o final de setembro. Embora seja apenas um rumor, praticamente todas as fontes relacionadas ao novo dispositivo, dizem que o Chromecast com Google TV, chegará ao mercado por cerca de 50 dólares.