Como opção antivírus nativa do Android, o Google Play Protect deve ter uma vantagem real sobre aplicativos rivais, já que ele já está instalado no seu dispositivo. Mas além disso, há alguma outra vantagem do app de segurança da Google perante aos outros antivírus para Android? Quais as alternativas?

O Android é aberto, flexível e tem tudo a ver com escolha. Infelizmente, essa flexibilidade traz mais problemas de segurança em potencial. Por isso, usar um método antivírus é essencial neste sistema. E é isso que o Google Play Protect promete.

O que é o Google Play Protect?

Lançado em 2017,o programa focado em segurança foi desenvolvido para proteger as contas do Google que podem ser mais vulneráveis ​​aos golpes de phishing. Esse software foi disponibilizado para todos os smartphones com o sistema Android no ano passado.

Embora o Google faça uma análise dos aplicativos antes de publicá-los na Play Store, alguns aplicativos suspeitos conseguem escapar dos testes. Por isso, o programa foi desenvolvido com base em três componentes principais de segurança:

  • Proteção contra phishing, exigindo que uma chave de segurança física acesse uma conta do Google por meio da autenticação de dois fatores (2FA);
  • Limitação da capacidade de aplicativos de terceiros de acessar aplicativos do Google;
  • Exigência das etapas extras de verificação para reduzir as chances de alguém ter acesso a uma conta por meio de representação.

Desde o lançamento, o Google Play Protect foi expandido para abranger os aplicativos da Apple, bem como o navegador Chrome.

AV-Test testa a eficiência do Google Play Protect

Embora a ideia de integrar um antivírus nativo ao Android pode ser uma das melhores coisas que o Google já fez pelo sistema operacional, de pouco isso seria útil se esse aplicativo de segurança não fosse eficiente, não é mesmo? Afinal, se ele não for capaz de barrar vírus e malwares no seu smartphone, ele não faz sentido.

Para saber se a segurança do Google Play Protect é efetiva, o AV-Test, uma renomada organização de testes de aplicativos antivírus, testou como o aplicativo do Google lida com 17 aplicativos e comparou ele com outros antivírus, como você pode conferir neste link.

Este teste foi dividido em três partes, com até seis pontos concedidos para cada categoria. Cada aplicativo de segurança recebeu 6.700 aplicativos com malware para detectar.

De todos os aplicativos testados, o Google Play Protect alcançou o pior resultado, com apenas seis pontos no total. Por outro lado, o melhor resultado foi alcançado pelos aplicativos de segurança da Avira, Bitdefender, G Data, Kaspersky, NortonLifeLock, SK Telecom e Trend Micro, com 18 pontos.

Já o aplicativo securiON alcançou 17,5 pontos, enquanto outros oito aplicativos alcançaram 17 e 16 pontos respectivamente no teste. O resultado do Google Play Protect foi tão ruim que ele não se qualifica para o certificado do AV-TEST, que documenta a segurança comprovada de um aplicativo - enquanto todos os outros aplicativos no teste o fizeram.

A proteção do Google Play Protect também falhou com alarmes falsos

O laboratório TEST-AV também testou um cenário de "alarme falso", em que um aplicativo de segurança classifica algo inofensivo como malware. No teste de mais de 2.000 aplicativos do Google Play e 850 de outras fontes, o Google Play Protect também ficou atrás dos outros aplicativos de segurança, colocando 30 aplicativos legítimos como uma ameaça.

Embora os aplicativos com a pontuação máxima de 18 pontos sejam antivírus pagos, o TEST-AV considera que o custo "vale a pena para os usuários em troca de sua segurança". Entretanto, até mesmo aplicativos de segurança grátis tem um desempenho melhor do que o Google Play Protect na prática.

Como proteger seu Android?

De fato não se pode confiar nos recursos de detecção de malware do Google Play Protect. Neste caso, o melhor a se fazer é desativar o aplicativo do Google e instalar um outro antivírus.,

Por isso, abaixo deixo o tutorial de como desativar o aplicativo do Google, e aqui o link para meu post com os melhores antivírus para Android.

Dentre os melhores, você vai encontrar nomes como Sophos, Bitdefender, Kaspersky, McAfee e Norton. Porém neste post estamos falando das versões grátis deles, e se você quer uma proteção mais eficaz, vale a pena comprar a versão premium dos aplicativos.

Entretanto, qualquer um desses aplicativos vai lhe deixar mais protegido, mas recomendo utilizar os que se classificaram melhor no ranking.

Como desativar o Google Play Protect no Android

  1. Vá nas Configurações do dispositivo.
  2. Role para baixo e toque em Segurança.
  3. Toque em Google Play Protect.
  4. Nesta página, você encontrará duas opções:
    "Procurar ameaças à segurança no dispositivo" e "Melhorar detecção de apps maliciosas".
  5. Para desativar a análise das aplicações no dispositivo desative a primeira opção.
Vale a pena usar o Google Play Protect? Quais as alternativas?
Enfim, o que achou deste artigo? Concorda ou discorda de que o Google Play Protect não é eficaz na proteção do sistema operacional Android? Conte sua opinião para nós na seção de comentários abaixo.