Um dos recursos favoritos dos usuários de smartphones que residem em mercados asiáticos é o Beauty Mode. Como o próprio nome sugere, essa função corrige diversas imperfeições nas selfies, tornando a foto, em teoria, mais bonita, sendo capaz de retirar poros e clarear a tonalidade de pele, por exemplo.

Nos últimos anos, muitas fabricantes inseriram esse recurso por padrão em seus smartphones, mas diferente do que acontece em países como Coreia do Sul e China, o Beauty Mode não foi bem recebido nos mercados ocidentais.

Por mais que seja possível desativar o recurso, ainda existem empresas que, de uma forma sutil, continuam aplicando determinadas correções nas selfies, algo que desagrada muitos usuários. Em meio a esse cenário, parece que o Google deve exigir que as fabricantes de smartphones desativam a função por completo a partir do Android 11.

De acordo com Mishaal Rahman do XDA Developers, após uma análise de documentação da nova versão, foi possível constatar que, para fazer uso das APIs de câmera do sistema, os dispositivos não poderão alterar a aparência facial no momento que a fotografia for capturada, podendo aplicar modificações apenas no pós-processamento.

A novidade deve afetar principalmente marcas asiáticas, como Vivo, Oppo, Xiaomi e até mesmo Samsung, que ainda mantém pequenas modificações mesmo com o recurso desativado.

De acordo com vazamentos recentes, a versão estável do Android 11 pode ser liberada em 8 de setembro. Ainda assim, teremos que aguardar para confirmarmos (ou não) essa data. Até lá, o Google deve oficializar novos recursos interessantes nas compilações beta.