Os novos atalhos para os controles rápidos destaca algumas opções, mas parece que o Google só permitirá seu acesso no Android 11 com uma atualização para o aplicativo Google Home.

Uma nova versão do Google Home, a versão 2.23.1.8, que começou a ser liberada esta semana, inclui tudo o que é necessário para ativar esses novos controles rápidos.

Se você estiver executando uma versão de desenvolvedor do Android 11, como a Developer Preview 4, você já terá acesso à esses controles.

Quando se instala a nova versão e pressiona o botão liga/desliga em um dispositivo Google Pixel por exemplo, imediatamente os novos controles aparecem. Você verá a configuração inicial abaixo, onde é exibido o acesso rápido aos dispositivos cadastrados no Google Home.

Óbvio que você deve possuir dispositivos inteligentes cadastrados no Google Home para que eles apareçam.

E é a partir desses controles rápidos que você poderá acessar lâmpadas, câmeras e todo e qualquer dispositivo inteligente que você tenha em sua residência. O novo menu de acesso rápido à dispositivos inteligentes permite ainda que você edite e inclua dispositivos para que você passe a ter acesso rápido a eles.

A integração é bem vinda para quem já utiliza o ecosistema Google e já possui dispositivos conectados em casa. O smartphone vira basicamente um controle remoto universal, trazendo tudo em um único lugar.

Não está claro se os controles rápidos para dispositivos inteligentes controlados via Google Home diretamente no botão liga/desliga dos smartphones sofrerão alguma mudança quando suas respectivas distribuições forem liberadas.

Isso quer dizer que, em um dispositivo Pixel, você verá os controles da forma com que eles aparecem aqui. Mas em um dispositivo da Samsung, LG, Motorola, Asus, Xiaomi e etc, não sabemos ainda como esses controles serão exibidos.