MWC, E3, WWDC e outros foram todos cancelados devido à pandemia global da COVID-19, portanto, as empresas tiveram que encontrar maneiras criativas de anunciar produtos e serviços.

A Microsoft realiza eventos mensais para exibir os jogos e recursos do Xbox Series X, a Apple irá realizar a WWDC 2020 on-line e agora a Google trouxe informações sobre seu evento anual.

O anuncio das novas versões do Android são apresentadas anualmente durante o Google I/O no Shoreline Amphitheatre em Mountain View, Califórnia. Com o evento presencial cancelado, a Google anunciou que o "#Android11: The Beta Launch Show" será realizado às 11h ET do dia 3 de junho.

Dave Burke, vice-presidente de engenharia do Android, sediará o programa e participará de uma sessão de perguntas e respostas ao vivo assim que o programa for concluído.

O Google também planeja compartilhar também os encontros planejados para ocorrer durante o Google I/O, "sobre diversos tópicos, do Jetpack Compose ao Android Studio e Google Play". Você pode se inscrever para receber avisos aqui.

Burke explicou que a equipe do Android tem trabalhado remotamente desde que os funcionários foram enviados para casa e, portanto, a linha do tempo para o lançamento do Android 11 mudou.

Todo o cronograma programado inicialmente sofreu um atraso de cerca de um mês, mas o lançamento público ainda está planejado para o terceiro trimestre.

Android 11 - Cronograma para lançamento 2020
Android 11 - Cronograma para lançamento 2020

"A mudança de cronograma adiciona mais tempo para você testar seu aplicativo quanto à compatibilidade e identificar qualquer trabalho que precise fazer", diz Burke. "Recomendamos o lançamento de uma atualização compatível com o Android 11 Beta em 3 de junho para obter feedback do grupo maior de usuários do Android Beta que receberá a atualização."

As principais mudanças incluem uma quarta prévia a versão do desenvolvedor do Android 11, lançada hoje, o lançamento da Beta 1 até o dia 3 de junho com as APIs finais SDK e NDK, Beta 2 e estabilidade da plataforma em julho e Beta 3 em agosto com versões de candidatos a lançamento para testes finais.

Ao incluir as APIs finais na Beta 1, o Google diz que os desenvolvedores terão um mês extra para compilar e testar essas APIs, garantindo que ainda tenham o mesmo período de tempo entre a Estabilidade da Plataforma e a versão final do software para resolver qualquer problema e todo o resto.