Voltando os olhos para os notebooks e provavelmente outros dispositivos móveis que utilizem bateria, o Google vem efetuando testes para reduzir o consumo dos dispositivos enquanto utilizam seu navegador, limitando processos das guias abertas em segundo plano.

O Google entende que reduzir o timer de ativação para execução do javascript dos sites abertos para 1 minuto nas guias em segundo plano, traria para os dispositivos em alguns casos, melhoria de até 28% (2 horas) de autonomia para notebooks por exemplo.

A ação de limitar o javascript nas guias em segundo plano, pode de alguma forma tornar o carregamento das abas em segundo plano mais lenta, porém "desligar" tarefas como verificar se a posição da rolagem mudou, reportar logs ou analisar interações com anúncios, reduziria a o consumo durante a navegação.

Gráfico de melhoria (Google Chrome padrão, com redução e Safari)
Gráfico de melhoria (Google Chrome padrão, com redução e Safari)

Em um dos casos em que testes foram realizados, o Google carregou 36 guias aleatórias em segundo plano e teve um ganho de 28% no consumo, quando o Google tinha 36 guias aleatórias em segundo plano e uma guia em primeiro plano reproduzindo um vídeo do YouTube (um cenário mais realista) a economia caiu para 13% (36 minutos) porém já é um ganho interessante em situações de pouca bateria.

O navegador Safari já utiliza esse recurso de desativar requisições de 1 minuto, mas, caso a redução do limite do execução do javascript em sites carregados em abas no segundo plano do navegador comece a causar problemas com aplicativos da web.

O Google está considerando ativar o novo limite somente após 5 minutos de inatividade e está pensando em permitir que os usuários corporativos optem por não fazer a alteração usando uma política de grupo por um ano.

O Google também postará uma mensagem no console do DevTools quando um cronômetro Javascript for atrasado em mais de 5 segundos. Atualmente, a mudança está sendo testada no Chrome 86, mas ainda não se sabe quando o Google trará o recurso para todos os usuários.