O Google continua implementando novos recursos no Android 11. Desta vez, a empresa anunciou que a próxima versão terá uma ferramenta semelhante à Lixeira do Windows. Quando o usuário deletar um arquivo, ele não será excluído imediatamente, apenas movido para um local onde será possível recuperá-lo durante um determinado período.

A novidade foi divulgada por Roxanna Aliabadi, Gerente de Produtos do Android. A executiva disse que os arquivos movidos para lixeira serão mantidos por 30 dias, podendo ser restaurados a qualquer momento.

Buscando deixar o Android mais seguro e transparente, a nova versão vai exigir que os aplicativos solicitem a permissão do usuário antes de modificar qualquer arquivo de mídia. Isso acontecerá devido ao Armazenamento por Escopo, uma tecnologia que tira o acesso irrestrito dos aplicativos ao armazenamento interno do aparelho e pode dificultar a instalação de APKs.

Lixeira do Android vai permitir restaurar arquivos deletados

De acordo com o pessoal do XDA Developers, apesar do Google ter dito que o recurso chegará na beta final, a "Lixeira do Android" já está disponível desde a primeira prévia para desenvolvedores. Para demonstrar como a API funciona, um desenvolvedor criou um aplicativo: o usuário é perguntado se deseja mover uma foto para à lixeira, podendo restaurá-la em até sete dias. Aparentemente, a empresa aumentará o período na última versão.

Ainda não sabemos quando o Android 11 será lançado oficialmente, mas considerando o histórico do Google, espera-se que o novo sistema seja apresentado entre julho e agosto deste ano. Até lá, outras novidades devem ser adicionadas.

No momento, a versão beta está disponível nos aparelhos da linha Pixel e em alguns modelos de outras marcas, como Xiaomi Mi 10 e Mi 10 Pro.