O Android 11, próxima versão do sistema operacional móvel do Google, vai dificultar a instalação de aplicativos fora da Play Store, os famosos APK. Um desenvolvedor relatou ao Google que, quando a permissão para instalação é concedida, o app é forçado a fechar. O caso foi registrado na plataforma Issue Tracker e considerado pela empresa como normal.

Se você já instalou um APK, sabe que o Android sempre pede permissão antes de instalar apps de terceiros. Até a versão 10, o usuário era redirecionado para uma área das configurações onde era preciso habilitar o app em questão e, ao retornar, o sistema retomava de onde parou. No Android 11 as coisas serão diferentes.

Os desenvolvedores disseram que a próxima versão vai simplesmente forçar o fechamento do APK quando o usuário der permissão para instalá-lo. De acordo com o Google, isso acontece devido ao novo Armazenamento de Escopo, que exige um recarregamento completo do app para que seja possível acessar áreas da memória que antes não tinha.

No Android 10, o sistema voltava à tela de onde parou, algo que não será possível na próxima versão
No Android 10, o sistema volta à tela de onde parou, algo que não será possível na próxima versão.

Comentando sobre esse assunto, um representante do Google disse: "O jeito como o sistema de arquivos e armazenamento são configurados no Android R mudou significativamente. Quando um aplicativo começa sem essa permissão, tem uma visualização limitada do sistema que não permite escrever em certos diretórios. Assim que o app recebe essa permissão, essa visualização deixa de ser precisa, e é necessário que ele seja recarregado para uma visualização que permite escrever em certos diretórios".

Resumindo: o app não consegue mudar todos os diretórios que tem acesso rapidamente, sendo necessário recarregá-lo por completo para conseguir instalar um APK. No entanto, se a permissão para instalar apps de terceiros for condedida previamente, o usuário é capaz de realizar todo o processo sem interrupções.

Lembrando que o Android 11 Beta ainda não tem data para ser lançado, dado que o Google adiou o evento agendado para 3 de junho devido aos protestos nos EUA por conta da morte de George Floyd. Teremos que aguardar para sabermos quando essa versão será apresentada.