A denúncia alega que a coleta de dados não autorizada ocorre, contrariando as supostas proteções da navegação privada.

Aonde está seu Deus agora?! Já falamos muito sobre privacidade e segurança de dados por aqui. Recentemente até levantamos a hipótese de que as acusações feitas contra a Huawei não passam de cortina de fumaça.

Afinal de contas uma vez conectado ao seu smartphone ou ao Google Chrome com sua conta do Gmail, tudo que fazemos é sim rastreado. O Google sempre alegou que isso é feito para tornar a experiência do usuário mais personalizada.

Agora mais um processo contra a empresa-mãe do Google, a Alphabet Inc, foi aberto no tribunal federal de San Jose, Califórnia. Ele argumenta que o Google Analytics e o Ad Manager, entre outros aplicativos e serviços, continuam a coletar dados quando não deveriam, navegando no modo de navegação anônima em um dispositivo móvel ou computador.

Isso viola as leis federais de escutas telefônicas e de privacidade, de acordo com a ação. O processo pede pelo menos US$5.000 por pessoa em danos, com a possibilidade de milhões de usuários serem anexados à denúncia.

O porta-voz do Google, Joe Castaneda, prometeu defender as alegações e disse: "Como afirmamos claramente cada vez que você abre uma nova guia anônima, os sites podem coletar informações sobre sua atividade de navegação".

Modo de navegação anônima do Google Chrome segue capturando seus dados
Modo de navegação anônima do Google Chrome segue capturando seus dados

Como você pode ver na captura de tela acima, a página inicial do Modo de navegação anônima do Google Chrome avisa que sua atividade pode não ser completamente privada. Se o próprio Google continua a coletar dados (e o que faz com eles) será uma pergunta para os tribunais.