Parece que o Facebook não foi o único a abusar do sistema da Apple para distribuir aplicativos somente para funcionários, como uma maneira de contornar a App Store e coletar dados extensivos sobre os usuários. Isso porque ao que tudo indica, o Google vêm rodado um aplicativo chamado Screenwise Meter, que tem uma forte semelhança com o aplicativo distribuído pela Facebook Research, que agora foi barrado pela Apple, conforme informou o TechCrunch. 

Em seu aplicativo, o Google convida usuários com 18 anos ou mais, ou até mesmo 13 anos, caso pertençam a mesma família, para fazer o download do aplicativo por meio de um código especial e processo de registro usando um certificado corporativo. Esse é o mesmo tipo de violação da política que levou a Apple a encerrar o aplicativo similar Research Private iOS do Facebook, que teve o efeito também de desabilitar o uso de aplicativos legítimos de funcionários do Facebook - que rodam no mesmo Certificado Empresarial do Facebook.

O aplicativo Screenwise Meter do Google para iPhones
Aplicativo Screenwise Meter do Google para iPhones

Ao ser questionada a Google, sobre o aplicativo que viola a política da Apple, o Google anunciou que removeria o Screenwise Meter do programa Enterprise Certificate da Apple e o desativaria em dispositivos iOS. 

A empresa disse em um comunicado ao TechCrunch "O aplicativo do Screenwise Meter para iOS não deveria ter funcionado no programa de desenvolvedores da Apple - isso foi um erro e pedimos desculpas. Desativamos este aplicativo em dispositivos iOS. Este aplicativo é totalmente voluntário e sempre foi. Fomos sinceros com os usuários sobre a forma como usamos seus dados neste aplicativo, não temos acesso a dados criptografados em aplicativos e dispositivos, e os usuários podem desativar o programa a qualquer momento. "

Lançado pela primeira vez em 2012, o Screenwise permite que os usuários ganhem cartões de presente para transferir por download um aplicativo de VPN com base em certificado empresarial, permitindo que o Google monitore e analise seu tráfego e seus dados. O Google reformulou o programa como parte dos programas Cross Media Panel e Google Opinion Rewards, que recompensam os usuários pela instalação de sistemas de rastreamento em seus telefones celulares, navegadores de computador, roteadores e TVs.

Na verdade, a Google realmente enviaria aos participantes um roteador especial que pode monitorar. Originalmente, o Screenwise era aberto a usuários de até 13 anos, assim como o aplicativo de pesquisa do Facebook, que agora está desativado no iOS, mas permanece no Android. De acordo com as regras de elegibilidade para membros do site, o Google exige que os usuários principais de suas Recompensas de Opinião tenham 18 anos ou mais, mas ainda permite que com 13 anos participem do programa e tenham seus dispositivos rastreados, conforme demonstrado neste vídeo abaixo, cuja criação é de agosto de 2018, o qual demonstra que o programa ainda é executado.

 

Ao contrário do Facebook, o Google é muito mais direto sobre como seus programas de coleta de dados de pesquisa funcionam, o que é coletado e que está diretamente envolvido. Ele também oferece aos usuários a opção de "modo visitante" quando eles não querem que o tráfego seja monitorado ou que alguém com menos de 13 anos esteja usando o dispositivo. 

Colocando de lado as questões não insignificantes da privacidade, em suma, muitas pessoas atraídas por recompensas financeiras podem não absorver totalmente o que significa ter uma empresa monitorando totalmente todas as suas atividades baseadas na tela e sobre o que as empresas de tecnologia estão dispostas a fazer.

Para coletar mais dados sobre os usuários para obter vantagem sobre os concorrentes, o Google Screenwise Meter para iOS parece violar a política da Apple. Isso indica, em essência, que o programa Enterprise Certificate para distribuição de aplicativos sem a App Store ou a supervisão da Apple é apenas para aplicativos internos somente para funcionários. 

O Google orienta os usuários sobre como instalar o certificado empresarial e VPN em seus telefones. Os desenvolvedores que buscam testes externos no iOS devem usar o sistema TestFlight, que vê os aplicativos revisados ​​e limita sua distribuição a 10.000 pessoas.

Ainda não há uma resposta da Apple, mas o Google estaria se movendo rapidamente para cancelar seu Screenwise Meter para iOS, o que pode evitar que ele seja punido. 

Fonte: TechCrunch