A atualização para o Chrome 69 chegou recentemente e trouxe uma nova interface e um gerador de senhas nativo. Do mesmo modo, a novidade também proporcionou uma mudança que pode acabar interferindo na privacidade dos usuários.

Assim que o usuário faz o login na conta do Google, a credencial acaba sendo utilizada de modo automático pelo Chrome. A medida está sendo usada tanto para quem acessa os sites do Google, como também para quem usa o sistema de login da empresa.

Assim sendo, alguns usuários entenderam que a sincronização do navegador estava sendo habilitada sem autorização. O recurso em questão permite salvar dados com senhas, histórico e site favoritos para serem acessados em outros dispositivos.

Google Chrome passa a contar com login automático
Google Chrome passa a contar com login automático

Adrienne Porter Felt, gerente de engenharia da equipe de segurança do Chrome, a medida foi tomada "para evitar surpresas em um cenário com dispositivos compartilhados".

» Veja alguns tutoriais legais sobre o Google Chrome

"A nova interface lembra claramente quando você está logado em uma conta do Google. Além disso, você só precisa sair da conta em um lugar antes de compartilhar o computador com outra pessoa", explica Adrienne.

De qualquer forma, muitos usuários não ficaram satisfeitos com a decisão da empresa. Conforme alguns deles, a empresa deveria ter repassado as novidades aos usuários.

Como reverter a situação?

Para quem não gostou da novidade, saiba que há um modo de alterar a medida imposta pelo Google. Para isso, basta ir ao Chrome, em uma aba acesse o endereço: chrome://flags/#account-consistency. Em seguida, deixe a função como "Disabled" e por fim reinicie o navegador.

Fonte: The Next Web