O Google, ainda em fevereiro deste ano, já havia revelado que a versão estável do Chrome que seria lançada em julho passaria a sinalizar todo o site HTTP como sendo não seguro. Agora, a partir desta terça-feira (24), o Chrome passa a usar a medida como padrão.

A razão para isso é o aumento na adoção do HTTPS, justamente pela disponibilidade de certificados SSL/TLS gratuitos. As desenvolvedoras de navegadores também já estavam incentivando sites a migrarem para HTTPS, que é mais seguro que o HTTP.

Chrome 68 passa a sinalizar sites HTTP como não seguros a partir de hoje.
Chrome 68 passa a sinalizar sites HTTP como não seguros a partir de hoje.

Para quem não está totalmente familiarizado com o assunto, o termo HTTP é um protocolo de navegação na internet. De modo simplificado, tal protocolo é necessário para que os usuários possam navegar por sites e páginas. O HTTP, mesmo tendo sido popular por muito tempo, é considerado inseguro e por isso está sendo substituído pelo HTTPS. Por ter criptografia, o HTTPS traz maior segurança na proteção de trocas de informações entre usuários e site, e assim evitando uma possível interceptação por terceiros.

O Chrome 68 é a primeira versão estável do navegador do Google que começou a adotar a medida. Deste modo, a tendência é que um número maior de sites acabe migrando para o padrão mais seguro. Levando em conta a grande popularidade do Chrome, ninguém irá querer que o seu site seja visto como não seguro pelos usuários.

Vale mencionar que a mensagem não seguro irá aparecer também em sites que são HTTPS, porém não foram configurados de modo adequado. O mesmo é válido para páginas que não redirecionem automaticamente o usuário para a página HTTPS, caso ele tente visitar a versão antiga HTTP.

Em setembro deverá acontecer uma nova etapa da transição. Considerando a tendência de que cada vez mais sites adotem o HTTPS, é natural dar tanto destaque ao aviso de Seguro para as páginas que usam a tecnologia. Com isso, o Chrome irá apenas exibir um cadeado cinza em vez de verde.