Atualmente, seguidamente aparecem casos de vírus que são encontrados dentro de plataformas oficiais, como é o caso da Google Play e App Store. Desta forma, todo cuidado é pouco ao baixar um novo aplicativo ao seu smartphone, pois podem conter malwares, trojans, assim como outros vírus.

No entanto, a maior parte destes aplicativos falsos que contém vírus acabam gerando milhares de downloads até serem descobertos. Como exemplo, temos um aplicativo que se passava pelo WhatsApp na Google Play em novembro, que conseguiu aproximadamente 1 milhão de usuários. O app foi baixado por muitas pessoas porque trazia o mesmo nome de desenvolvedor, no caso WhatsApp Inc., exatamente como o verdadeiro, através de uma estratégia dos cibercriminosos utilizando Unicode.

Novo Trojan encontrado na Google Play obtém controle total do aparelho e para removê-lo, somente através da formatação total do smartphone.Já na segunda-feira (11), um aplicativo que é uma espécie de carteira de criptomoedas, chamado MyEtherWallet foi copiado e enganou diversos usuários, desta vez na App Store. Vale salientar que neste caso, o app não era gratuito e para que os usuários baixassem a versão falsa, era necessário desembolsar US$ 5 dólares. Antes de ser descoberto e deletado da plataforma chegou a ficar entre os mais baixados.

Recentemente, na última terça-feira (18), surgiu na App Store uma versão mobile do jogo de Cuphead, uma versão pirata do jogo do momento. Porém, como o jogo está disponível somente para PC e Xbox One, a versão mobile para iPhones e iPads disponibilizada na plataforma da Apple é falsa, mas a ilusão chegou a ficar no topo da lista do iTunes mais baixados e custou US$ 5 dólares as suas vítimas. Após descoberto, a Apple o deletando da plataforma.

Novo vírus encontrado na plataforma da Google tem como alvo todos dispositivos Android que fazem download de apps .
Novo vírus encontrado na plataforma da Google tem como alvo todos dispositivos Android que fazem download de apps .

No entanto, o Trojan.AndroidOS.Loapi é o vírus mais preocupante, pois ele tem como alvo qualquer dispositivo Android que realize downloads de aplicativos pela Google Store. Além disso, o problema maior é que ele consegue fazer diversos estragos no dispositivo, como lotar seu dispositivo com propagandas inoportunas que geram ganhos financeiros não se sabe para quem, minerar criptomoedas, enviar cópias de conteúdo, visualizar suas SMS, além de contratar serviços que você não gostaria, isso tudo ao mesmo tempo. O vírus conta com uma complexa arquitetura modular que futuramente pode até mesmo ser utilizada em casos de espionagem.

Ao efetuar a instalação do aplicativo, o Trojan consegue obter controle total sobre as suas configurações de administrador do aparelho, com isso, outros aplicativos que estão instalados no dispositivo, mas que até então eram inofensivos, passam a ficar sob o controle do vírus. Desta forma, se o usuário tentar negar alguma permissão de administrador do vírus, automaticamente ele bloqueia a tela e em seguida, fecha as demais janelas com as opções de configuração.

Nem mesmo os antivírus mais eficientes podem ser instalados no aparelho, pois o Trojan não permite a instalação. Ao tentar baixar o antivírus, aparece uma tela alertando que o app não é seguro e obriga o usuário a excluir, o então, antivírus. A única maneira de se livrar do problema é realizar a formatação completa do aparelho infectado. A Google já foi notificada sobre o caso e está trabalhando para solucionar o problema.