O diretor responsável pela segurança do sistema Android no Google, Adrian Ludwig, nesta semana esteve presente à conferência Structure Security, em São Francisco. O executivo, no evento, falou sobre como o Google combate vírus em aparelhos Android, e revelou que a empresa tem como grande aliada a inteligência artificial para conseguir manter o Google Play mais limpo.

O sistema em questão vem sendo treinado a partir de dados coletados pelo Google Play Services, que incluem informações sobre quais aplicativos são instalados e desinstalados em pouco tempo, bem como o tipo de função que os aplicativos se propõem a fazer e os recursos do sistema que eles acessam. Baseado nisso a I.A consegue "aprender" qual o padrão de comportamento de um malware.

Inteligência Artificial é aliada do Google na busca por vírus na Play Store.
Inteligência Artificial é aliada do Google na busca por vírus na Play Store.

Ludwig explica que o robô tem ficado cada vez mais inteligente. O software, que foi criado pela equipe, há seis meses era capaz de identificar somente 5% dos vírus exibidos a ele. Já, na última semana, o índice passou a ser de 55%. A intenção é que no futuro essa inteligência artificial possa filtrar todo o conteúdo da PlayStore.

Ao The Register, Lugwig contou que no início de 2017, 0,6% de todos os dispositivos Android do mundo tinham um vírus instalado. Porém, desde que a I.A começou a caçar malwares na Google Play esse número caiu para 0,25%.

 "Se você me perguntar em que ponto estava a segurança do Android seis anos atrás, ela estava bem longe da dos computadores. Agora nós deixamos os computadores para trás", disse.

De acordo com o executivo, a vantagem de usar a inteligência artificial para identificar vírus no Android, é que o sistema é o mais usado no mundo, e está praticamente em todos os locais do mundo, cobrindo diferentes classes econômicas.