GTA VI para PC não será lançado em 2025, como a maioria dos fãs da franquia de Grand Theft Auto já devem saber. Mas agora, um ex-animador da Rockstar Games explicou o motivo pelo qual leva tanto tempo para fazer versões de jogos de consoles para PCs. Lembrando que até o momento, o estúdio revelou somente que GTA 6 chegará para PlayStation 5 (PS5) e Xbox Series X/S em 2025.

Ex-desenvolvedor explica os motivos para a demora do lançamento

Ex-desenvolvedor da Rokcstar Games explica os motivos para a demora do lançamento de GTA 6 para PC. Fonte: Rockstar Games
Ex-desenvolvedor da Rokcstar Games explica os motivos para a demora do lançamento de GTA 6 para PC. Fonte: Rockstar Games

Mike York, ex-animador da Rockstar Games, explicou recentemente em um vídeo no YouTube sobre o motivo de demorar tanto para lançar uma versão para PC de GTA, algo que vimos em GTA 5 e Read Dead Redemption 2. Para exemplificar, GTA V foi lançado em 2013 para consoles e só chega ao PC em 2015.

Mike diz que "uma das principais razões pelas quais uma versão para PC demora tanto para ser lançada após o lançamento do console é porque os desenvolvedores querem torná-la o melhor possível". Além disso, ele explica que o lançamento tardio também tem relação com as vendas do jogo.

Na maioria das vezes, especialmente no passado, a versão para PlayStation foi a mais vendida. O PlayStation era o console que se tinha, vendeu mais do que qualquer outro console na maior parte, todo mundo estava jogando no PlayStation.

Na época em que GTA 5 foi lançado, Mike diz que a equipe de desenvolvedores estava focada em garantir que a versão para PlayStation funcionasse da melhor forma possível.

Quando eu estava trabalhando no GTA 5, por exemplo, estávamos nos concentrando no PS3 e no Xbox na época. Mas estávamos principalmente levando o PS3 ao limite, porque o PS3 era um hardware melhor para usar na época. memória e coisas diferentes.

Um ponto interessante é que a Rockstar Games desenvolveu GTA V para PS3 da forma mais otimizada possível e os desenvolvedores portaram essa versão para o Xbox para lançar o jogo ao mesmo tempo para os consoles da Sony e da Microsoft. Mike diz que a versão para PC é algo que está sempre em segundo plano.

Há sempre uma versão do jogo para PC, mas não é muito polida. É apenas uma forma de alimentar os outros jogos e fazê-los funcionar.

O momento para o lançamento de GTA para PC, de acordo com Mike, é quando a versão do jogo para PlayStation já está rodando muito bem, com um bom nível de FPS, com poucos bugs, etc. Embora os jogos da Rockstar Games não apresentem tantos bugs, eles sempre acabam recebendo algumas atualizações para melhorar o seu funcionamento e isso demora algum tempo.

Quando você quiser portar o jogo... digamos que você fez o jogo parecer muito bom no PlayStation, está jogando muito bem, tem um bom FPS, muito poucos bugs. E está pronto, você lança ao público. Bem, agora, você pode começar a focar na porta do PC.

Quando o desenvolvimento da versão para PC começa, os desenvolvedores procuram adicionar aprimoramentos e recursos que são possíveis devido ao hardware com mais capacidade de processamento da CPU e GPU, além de mais memória disponível.

Quando o desenvolvedor entra na porta do PC como parte do processo, o que eles vão fazer é que agora tenham novas ideias para impulsionar as coisas. Por exemplo, eles podem entrar em uma cena e dizer 'ah, estamos no caminho certo'. PC agora, temos um pouco mais de memória, podemos adicionar um pouco de neblina aqui como sempre quisemos, mas foi demais para o console.

Outro ponto que dificulta um lançamento rápido da versão para PC de GTA é a diferença de arquitetura entre consoles e PCs.

Em um PlayStation e um Xbox, cada um deles tem uma placa gráfica que sempre é igual, assim como tem a mesma arquitetura. Mas quando se trata de um PC, cada pessoa tem um PC diferente, o executa de maneira diferente, tem hardware diferente, tipos diferentes de CPUs e GPUs.

O uso de memória e as diferentes coisas que o jogo está fazendo em segundo plano às vezes podem falhar e atrapalhar dependendo das configurações do PC. É nisso que tudo se resume. Eles precisam testar o jogo mais no PC do que fariam em um Xbox ou um PlayStation. Você já precisa testar muito o jogo para fazê-lo funcionar, então uma versão para PC é ainda mais difícil.