GTA 6 teve seu trailer assistido 20 milhões de vezes no YouTube em apenas 2 horas e após 15h horas já está perto de atingir incríveis 70 milhões de visualizações. De acordo com a Rockstar Games, estúdio responsável pelo desenvolvimento do jogo, Grand Theft Auto VI será lançado só em 2025, então há ainda um longo período de espera. Enquanto o grande momento não chega, conheça os jogos de maior sucesso da franquia de GTA.

Quais foram os títulos mais vendidos da história de GTA?

Os jogos de maior sucesso da franquia de Grand Theft Auto (GTA). Fonte: Rockstar Games
Os jogos de maior sucesso da franquia de Grand Theft Auto (GTA). Fonte: Rockstar Games

De acordo o Statista, o título mais vendido da franquia de Grand Theft Auto (GTA) é GTA V, com 185 milhões de cópias vendidas até agosto de 2023. Caso não saiba, o Statista é uma plataforma alemã especializada em coleta de dados de terceiros, além de pesquisas e análises feitas pela equipe da empresa.

Segundo os dados divulgados pelo Statista, GTA: San Andreas é o segundo jogo mais vendido da franquia de Grand Theft Auto, com 27 milhões de unidades vendidas. O motivo para essa disparidade foi a presença de GTA V em um número maior de plataformas, onde a Rockstar Games chegou a soltar remasterizações à medida que a Sony e a Microsoft lançaram a nova geração de consoles, começando pelo PS3 e Xbox 360 até o PS5 e os Xbox Series X/S.

Seguindo o ranking de jogos de Grand Theft Auto mais vendidos, temos em terceiro lugar GTA IV, com 25 milhões de cópias vendidas, superando GTA: Vice City, que bateu a marca de 17 milhões e 500 mil vendas. Logo em seguida temos GTA III, que conseguiu chegar a 14,5 milhões de cópias vendidas.

Vendas mundiais dos títulos da franquia Grand Theft Auto (GTA) até agosto de 2023. Fonte: Statista
Vendas mundiais dos títulos da franquia Grand Theft Auto (GTA) até agosto de 2023. Fonte: Statista

Um pouco sobre os principais jogos da franquia de GTA

Como você pôde ver acima, os jogos de maior sucesso da franquia de Grand Theft Auto foram GTA V, GTA: San Andreas, GTA IV, GTA Vice City e GTA III, respectivamente. Embora todos eles tenham seus defeitos, os pontos positivos conseguiram "encobri-los", a ponto de torná-los grandes marcos na história dos jogos na época em que foram lançados.

ÍNDICE

5 - GTA III

Lançado em 2001, GTA III foi desenvolvido pelo estúdio DMA Design e publicado pela Rockstar Games. O jogo foi ambientado em uma cidade chamada Liberty City, baseada em Nova Iorque, e tem como protagonista Claude, que após ser traído e deixado para morrer por sua namorada durante um assalto, busca se vingar, entrando no mundo do crime, drogas, guerra de gangues e corrupção.

Quando estreou, GTA III foi elogiado pela crítica, principalmente devido a sua jogabilidade. Muitos consideram o jogo como um dos mais significativos da sexta geração de consoles, composta pelo PS2, Xbox, Game Cube e Dreamcast. O título tambem foi marcante pelo mundo aberto que foi criado e chegou a ganhar diversos prêmios de final de ano.

4 - GTA Vice City

Vídeo incorporado do YouTube

Lançado em 2002, GTA: Vice City foi desenvolvido pela Rockstar North e publicado pela Rockstar Games. O jogo foi ambientado em uma cidade chamada Vice City, baseada em Miami, e tem como protagonista Tommy Vercetti, um mafioso que após ser libertado da prisão, acaba sendo pego em uma emboscada de tráfico de drogas. Então Tommy começa a procurar pelos responsáveis e acaba construindo um "império do crime" ao tomar o poder de outras organizações da cidade.

Quando estreou, GTA: Vice City foi elogiado pela crítica, principalmente devido a sua música, jogabilidade, história e design do mundo aberto do jogo. Em 2022, ele foi o título mais vendido do ano e é considerado um dos maiores da sexta-geração de consoles, além de um dos melhores jogos já feitos na história.

3 - GTA IV

Vídeo incorporado do YouTube

Lançado em 2008, GTA IV foi desenvolvido pela Rockstar North e publicado pela Rockstar Games. O jogo foi ambientado em uma cidade chamada Liberty City, baseada em Nova Iorque, e tem como protagonista Niko Bellic, um veterano de guerra do Leste Europeu, que tenta escapar de seu passado enquanto está sob pressão de grandes criminosos.

Quando estreou, GTA IV foi elogiado pela crítica, principalmente devido a sua narrativa e design do mundo aberto do jogo. O título acabou quebrando recordes de vendas e se tornou o produto de entretenimento de venda mais rápida da história em sua época, chegando a faturar US$ 310 milhões no primeiro dia e US$ 500 milhões na primeira semana.

GTA IV é considerado um dos maiores títulos da sétima geração de consoles, composta pelo PS3, Xbox 360 e Nintendo Wii. Além disso, o jogo é tido ainda como um dos maiores jogos de todos os tempos.

2 - GTA: San Andreas

Vídeo incorporado do YouTube

Lançado em 2004, GTA: San Andreas foi desenvolvido pela Rockstar North e publicado pela Rockstar Games. O jogo foi ambientado em um estado americano chamado "San Andreas", que é baseado nas Califórnia e em Nevada. Neste mundo aberto há três grandes cidades: Los Santos (inspirada em Los Angeles), San Fierro (baseada em São Francisco) e Las Venturas (inspirada em Las Vegas).

O protagonista da história de GTA: San Andreas e Carl "CJ" Johnson, que volta para casa após o assassinato de sua mãe, além de ser levado a voltar a agir com sua antiga gangue. A partir daí ele enfrenta organizações corruptas e grandes criminosos.

O enredo de San Andreas é baseado em eventos reais em Los Angeles, Califórnia, que ocorreram na década de noventa, incluindo a rivalidade de gangues, a epidemia do crack e o escândalo de corrupção policial "Rampart" e os motins de 1992, com saques generalizados, assaltos e incêndios criminosos.

Quando estreou, GTA: San Andreas foi elogiado pela crítica, principalmente devido a sua música, história, jogabilidade e gráficos. O jogo é considerado um dos maiores títulos já feitos na história e foi o título para PS2 mais vendido.

1 - GTA V

Vídeo incorporado do YouTube

Lançado em 2013, GTA V foi desenvolvido pela Rockstar North e publicado pela Rockstar Games. O jogo foi ambientado no sul da Califórnia, local do estado chamado "San Andreas". Desta vez há três protagonistas: Michael de Santa, assaltante de banco aposentado; Franklin Clinton, gangster de rua; Trevor Philips, traficante de armas e drogas. Seu enredo se concentra nas tentativas de cometer assaltos enquanto os protagonistas estão sob pressão de uma agência governamental corrupta e de grandes criminosos.

Quando estreou, GTA V foi elogiado pela crítica, principalmente devido ao design de múltiplos protagonistas, seu mundo aberto, sua apresentação e sua jogabilidade. O jogo é considerado um dos maiores jogos já feitos, além de estar entre os maiores da sétima e oitava geração de consoles. O título tambem é o segundo jogo mais vendido da história, perdendo somente para Minecraft, mas vencendo Tetris.