Marvel's Spider-Man 2 faz jus ao herói, trazendo aprimoramentos incríveis em relação ao primeiro título. A travessia, que nos dois games anteriores já era ótima, aqui se torna absurdamente melhor, sendo um dos grandes destaques do jogo. Assim como o combate e outros elementos também se mostram superiores. Mas, claro, nem tudo são rosas: a história no terceiro ato deixa um pouco a desejar, e algumas missões sem o nosso amigo aracnídeo fantasiado podem quebrar um pouco o ritmo. No geral, Marvel's Spider-Man 2 é uma experiência robusta que eleva o nível da franquia da Insomniac Games.

A trama funciona até o terceiro ato

A trama de Spider-Man 2 mergulha profundamente na dinâmica de amizade entre Harry Osborn e Peter Parker, explorando a amizade de ambos com sensibilidade. Com momentos emocionais, que também envolvem o passado, o jogo sabe desenvolver a relação e usá-la para dar uma carga dramática maior ao enredo, o que funciona durante boa parte do tempo. Além disso, temos uma narrativa que dá um merecido destaque a Miles Morales, tornando ainda mais importante um personagem que brilhou no seu próprio título. Miles continua achando seu próprio lugar, e neste jogo o garoto firma seu nome definitivamente como Homem-Aranha.

O ponto alto da história, no entanto, é a presença de Kraven como vilão. Sua trama pessoal e a principal motivação para seus atos o tornam um antagonista envolvente. Kraven é um excelente motor para o enredo, servindo de impulso para quase todos os acontecimentos importantes. Apesar dos acertos, infelizmente, o terceiro ato do jogo é apressado e exagerado, com Venom não conseguindo cumprir o potencial estabelecido. Embora visualmente tenhamos aqui uma ótima versão do vilão, com sua presença sendo imponente, a trama não funciona tão bem quanto o esperado. O desfecho da história deixa a desejar, ficando abaixo do primeiro jogo, e a falta de impacto reduz a satisfação no final da jornada.

Imagem: Oficina da Net
Imagem: Oficina da Net

A travessia absurdamente boa

A movimentação em Marvel's Spider-Man 2 atinge um novo patamar, aprimorando o que vimos nos jogos anteriores. Não é exagero dizer que o título entrega aqui o ápice da travessia em jogos de mundo aberto. O web-swing evoluiu de maneira extraordinária. A adição de recursos como o deslizamento na água e o planador permite que você tenha uma sensação ainda maior de liberdade e diversão ao explorar a cidade de Nova York. A forma como os movimentos e mecânicas se encaixam de maneira natural e funcional durante a locomoção cria uma experiência de travessia rica e altamente envolvente.

Explorar a cidade como o Homem-Aranha tornou-se uma experiência incrivelmente prazerosa, graças à fluidez e praticidade da movimentação. Temos aqui um título que faz com que os fãs possam viver momentos que antes só podiam sentir nos filmes do amigão da vizinhança. Assim como lutar e realizar outras atividades são boas maneiras de encontrar diversão no jogo, explorar o mapa para lá e para cá sem um caminho definido também pode entregar momentos muito positivos e cativantes.

Imagem: Oficina da Net
Imagem: Oficina da Net

Combate e batalha contra chefes

Embora Spider-Man 2 mantenha a essência do primeiro jogo, o novo título da Insomniac consegue aprimorar o que já era excelente. Controlar Peter Parker e Miles Morales traz sensações diferentes aos jogadores, com Miles se destacando graças aos seus poderes especiais, o que faz com que o garoto seja a opção mais divertida para encarar os combates do título. Porém, quando ganha as habilidades do simbionte, Peter também consegue entregar aos jogadores uma jogabilidade divertida e versátil, com muitos golpes interessantes e poderosos.

Com uma árvore de habilidades para cada herói, além de uma terceira que funciona para ambos, o jogo de PS5 entrega bons movimentos e golpes, com cada habilidade especial servindo para tornar o combate ainda mais variado, da mesma maneira que o uso de gadgets funciona bem dentro do pacote completo da jogabilidade.

Já falando nas batalhas contra chefes, o título pode até demorar um pouco para apresentá-las, mas a partir de determinado momento entrega uma sequência eletrizante aos fãs. Os confrontos contra os chefes são satisfatórios de maneira geral, entregando desafios variados que nunca parecem repetir um ao outro. Kraven se destaca como um dos pontos altos do jogo também neste quesito, oferecendo um confronto memorável.

Momentos que quebram o ritmo do jogo

O novo jogo do amigão da vizinhança tem a quebra de ritmo como um de seus principais problemas, com isso sendo causado pelos momentos que não temos a presença do herói na tela. Embora o título tenha trazido melhorias nesse sentido, como os trechos com a Mary Jane que agora são mais interessantes do que no primeiro jogo, de maneira geral esses trechos parecem prejudiciais para a experiência e podem causar descontentamento. Em um jogo em que a jogabilidade como o Homem-Aranha é tão empolgante, controlar outros personagens, ou até mesmo Peter e Miles sem o traje, pode ser um pouco decepcionante para os jogadores.

Além disso, novamente temos alguns mini-games, como os de ciência ou grafite, que podem parecer fora de lugar em um título que se destaca principalmente pelo combate e pela movimentação ágil do herói. Esses momentos podem parecer maçantes, sem se encaixar bem com o restante da experiência.

Uma experiência completa e interessante

Se você é do tipo que gosta de fazer 100% e conquistar o troféu de platina, Marvel's Spider-Man 2 oferece uma experiência muito interessante. Apesar de encontrarmos aqui um pouco dos problemas do primeiro jogo, com algumas atividades muito simples e não tão emocionantes, a Insomniac conseguiu aprimorar o free-roam e as atividades do mundo aberto, seja pela travessia ainda melhor ou por outros elementos que surgem como novidades.

Realizar missões secundárias e outras atividades no jogo pode trazer uma boa sensação de satisfação, o que se torna ainda mais atrativo com os muitos trajes interessantes que o jogo oferece conforme a sua progressão. Explorar a cidade no papel do cabeça-de-teia acaba sendo muito gratificante e divertido.

Imagem: Oficina da Net
Imagem: Oficina da Net

O veredito

Marvel's Spider-Man 2 é um jogo muito parecido com os títulos que antecederam seu lançamento; no entanto, isso não é demérito. Temos aqui o caso de uma sequência que cumpre muito bem seu papel, mantendo o que já havia funcionado, ao mesmo tempo em que entregou melhorias que aprimoraram a experiência de maneira geral. Com alguns problemas, o título entrega bastante qualidade e diversão, sendo um dos grandes jogos de 2023.

Marvel's Spider-Man 2
9.0
Prós
  • Ótimo combate
  • Travessia absurda
  • Boas batalhas contra chefes
  • Experiência satisfatória de maneira geral
Contras
  • Terceiro ato é fraco
  • Venom deixa a desejar no enredo
  • Alguns trechos quebram o ritmo do jogo