O gênero de terror é um dos mais fortes da indústria dos videogames, com diversos sub-gêneros que cativam os jogadores. Se você está em busca de jogos assustadores para o mês do Halloween, confira nossa lista especial. Selecionamos títulos disponíveis no Game Pass ou PS Plus, já que estes jogos automaticamente se tornam mais acessíveis para os jogadores.

Until Dawn

Feito pela Supermassive, Until Dawn é o jogo que popularizou a fórmula da desenvolvedora. Contando uma história cinematográfica, com foco total em narrativa, o título coloca os jogadores no controle de personagens diferentes, com cada ação e decisão podem decidir quem vive e quem morre ao longo da jornada.

Na trama, oito amigos se encontram presos em um retiro nas montanhas, com a situação se transformando rapidamente em uma luta pela sobrevivência. Você deve realizar escolhas difíceis e tomar decisões complicadas, enquanto um erro pode ter consequências terríveis.

The Evil Within

Desenvolvido pela Tango Gameworks, The Evil Within é mais uma das grandes criações de Shinji Mikami, o homem que deu Resident Evil ao mundo. A IP é uma das mais competentes na história recente do survival horror, podendo ser considerada um dos grandes nomes do terror na atualidade.

Em The Evil Within, os jogadores assumem o papel do detetive Sebastian Castellanos enquanto o homem está investigando um assassinato em massa sinistro. Quando a situação sai do controle, Sebastian precisa encarar uma luta pela sobrevivência enquanto encara criaturas bizarras.

Vídeo incorporado do YouTube

Amnesia: The Bunker

Lançado em 2023 como um day one do Game Pass, Amnesia: The Bunker é um dos grandes títulos do ano e um dos jogos de terror mais assustadores já criados. Trazendo algumas novidades interessantes para a franquia, como a possibilidade de usar armas, o jogo mantém a mesma essência de fazer com que o jogador se sinta vulnerável o tempo todo.

Com o título se passando dentro de um bunker durante a Segunda Guerra Mundial, você assume o papel de um soldado que rapidamente descobre que o horror presente no abrigo é muito maior do que os horrores da guerra do lado de fora. Com um perseguidor implacável e amedrontador, Amnesia: The Bunker tem uma atmosfera completamente intimidadora, enquanto oferece um excelente backtracking.

Vídeo incorporado do YouTube

Dead by Daylight

No jogo desenvolvido pela Behaviour Studios, quatro jogadores assumem o papel de sobreviventes enquanto um outro jogador se torna o assassino que perseguirá as vítimas durante a partida inteira. Com o assassino tendo vantagens, os sobreviventes precisam trabalhar em conjunto para realizar objetivos que são necessários para fugir.

Algo muito interessante é que Dead by Daylight conta com a presença de muitos personagens de franquias já consagradas do horror, incluindo grandes sagas do cinema, tv e games. Seja no papel de sobreviventes ou jogando como o assassino, você pode escolher skins de personagens icônicos.

Vídeo incorporado do YouTube

Resident Evil 7

Resident Evil 7 foi mais uma das muitas revoluções da franquia da Capcom, que ao longo de todos esses anos já entregou o terror de formas bastante variadas e distintas. No jogo protagonizado por Ethan Winters, a saga voltou a ter foco total nos elementos do gênero survival horror, mas dessa vez com uma perspectiva em primeira pessoa.

Com uma atmosfera absurdamente intimidadora, Resident Evil 7 é facilmente o jogo mais assustador de toda a saga, deixando de lado a ação para entregar muito horror e medo. Seguindo um caminho novo na franquia, o título se tornou um verdadeiro sucesso.

Vídeo incorporado do YouTube

Dead Space (original)

Embora o remake já esteja disponível, sendo um jogo excelente, Dead Space original ainda é um jogo extremamente atual. O jogo envelheceu muito bem, entregando uma jornada que se mantém muito interessante e marcante até os dias de hoje, com mecânicas que ainda apresentam um ótimo funcionamento.

Com criaturas brutais, ambientação absurda e um excelente trabalho técnico em elementos como o áudio, Dead Space é um dos melhores survival horror já feitos, sendo um título obrigatório para todos os fãs do gênero.

Vídeo incorporado do YouTube