Com diversos sucessos em sequência, 2023 não para e já está sendo considerado um dos melhores anos da indústria dos videogames. Enquanto cada vez mais títulos de peso chegam ao mercado, o OpenCritic atualiza seu Hall da Fama com jogos que acumulam muitas avaliações positivas. Confira quais são os 10 melhores jogos do ano, até agora, de acordo com o site.

TOP 10 do Metacritic

O Metacritic, outro grande agregador de notas, também teu o seu próprio top 10 de 2023, com uma lista que inclusive apresenta algumas surpresa e diferenças. Confira os melhores jogos do ano de acordo com o Metacritic neste link.

Nossas análises dos maiores sucessos de 2023

TOP 10 Games do ano

1. Baldur's Gate 3 - Nota: 96

Baldur's Gate 3 chegou para furar a bolha e mostrar que um RPG raíz pode atingir um público muito grande. Com combates por turnos e câmera isométrica, o jogo da Larian foge de um padrão mais mainstream da indústria, mas mesmo assim conseguiu números impressionantes no Steam e tornou-se um dos jogos mais bem-sucedidos de 2023.

2. The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom - Nota: 96

A continuação de Breath of the Wild não tremeu diante do grande desafio de suceder o melhor jogo de 2017. Se o antecessor impressionou os donos de Nintendo Switch, o novo jogo da franquia também entregou muita qualidade e diversas horas de diversão. Tears of the Kingdom mantém o que deu certo em BotW, reservando espaço também para inovações, como o ótimo sistema de craft.

Vídeo incorporado do YouTube

3. Metroid Prime Remastered - Nota: 94

No começo do ano, o Nintendo Switch recebeu a melhor versão já vista de Metroid Prime. O remaster do grande clássico de GameCube foi lançado para agradar os fãs antigos e atrair ainda mais jogadores para a franquia, já que agora a jornada continua extremamente divertida e conta também com um visual totalmente aprimorado.

Vídeo incorporado do YouTube

4. Videoverse - Nota: 92

Desenvolvido e publicado pela Kinmoku, Videoverse é um jogo pouco conhecido por grande parte dos jogadores, mas que conseguiu excelentes notas em suas reviews e acabou entrando para o Hall da Fama do OpenCritic em 2023. Focado em narrativas diferentes, o título é uma espécie de homenagem aos anos iniciais da internet e das comunidades de diferentes games que criavam grandes amizades.

Vídeo incorporado do YouTube

5. Resident Evil 4 (2023) - Nota: 92

Resident Evil 4 Remake tinha a missão de não decepcionar os fãs de um dos maiores clássicos da franquia da Capcom. O jogo original foi responsável por uma revolução na indústria, quando abraçou a ação e tornou-se referência para muitos títulos que seriam lançados nos anos seguintes. O remake, que continua misturando ação e terror, atualizou a jogabilidade com novas mecânicas e melhorou absurdamente seu visual, sendo um novo sucesso da saga.

Vídeo incorporado do YouTube

6. Tents and Trees - Nota: 92

Feito pela Tapcake, este é mais um jogo que aparece como surpresa no Hall da Fama do OpenCritic em 2023. Pouco conhecido, o título conseguiu ótimas notas que resultaram em uma média alta. Em Tents and Trees seu objetivo é colocar tendas ao lado de árvores em uma grade natural. É tudo muito simples, porém é preciso planejar com calma para cumprir um requisito: As tendas não podem se tocar.

Vídeo incorporado do YouTube

7. Street Fighter 6 - Nota: 92

Com o Drive System, Street Fighter 6 é o retorno do rei. Com partidas dinâmicas e muito divertidas, o novo jogo da franquia de luta da Capcom recupera um status que nunca deveria ter perdido. Se você é um novato em fighting games, esse é um excelente título para mergulhar no gênero. Já se você é um jogador experiente, aqui encontrará a chance notar sua habilidade sendo recompensada em uma gameplay prazerosa.

Vídeo incorporado do YouTube

8. 8-Bit Adventures 2 - Nota: 91

Desenvolvido e publicado pela Critical Games, 8-Bit Adventures 2 é um jogo extremamente leve lançado para PC em janeiro de 2023. Com um visual que lembra grandes clássicos, o RPG de grupos com batalhas por turnos conta com boas avaliações não apenas no OpenCritic, pois também apresenta análises muito positivas no steam.

Vídeo incorporado do YouTube

9. Xenoblade Chronicles 3: Future Redeemed - Nota: 90

Lançada em abril de 2023, a expansão Future Redeemed agradou os jogadores de Xenoblade Chronicles 3 e também conseguiu uma excelente avaliação dos críticos, aparecendo no Hall da Fama. Future Redeemed mostra uma trama com eventos que acontecem antes da história do jogo base, apresentando novidades como uma nova mecânica de ataques.

Vídeo incorporado do YouTube

10. Jack Jeanne - Nota: 90

Neste jogo da Aksys Games você acompanha a história de Kisa, uma jovem que está prestes a deixar de lado o seu sonho de ser atriz, mas acaba recebendo uma oportunidade incrível na Escola de Teatro Univeil. Enquanto compete por papéis principais, numa disputa feroz, Kisa terá que criar vínculos com seus colegas enquanto busca seu grande objetivo.

Vídeo incorporado do YouTube