Street Fighter é uma das franquias mais importantes da história da indústria, embora sua história recente não pareça honrar os momentos gloriosos do passado. Com o seu segundo lançamento, a franquia conseguiu mudar o rumo de uma geração e popularizou os fighting games, tornando-se uma grande febre.

A nova aposta da Capcom não é apenas uma nova entrada da saga, é também uma tentativa de recuperar algo que foi perdido em algum ponto do caminho. Em uma era na qual Mortal Kombat parece reinar absoluto no gênero, Street Fighter 6 chega para mostrar que a franquia ainda tem seu valor e almeja chegar ao trono novamente.

Um jogo para todos

Talvez o principal acerto de Street Fighter 6 seja o fato do título ser um jogo para todos. Se você for um jogador veterando, muito provavelmente vai curtir o que temos aqui, assim como os novatos também gostarão de investir horas nas partidas divertidas do título.

E quando digo um jogo para todos, não me refiro apenas a franquia, mas sim ao gênero de maneira geral. Se você é novo em fighting games, Street Fighter 6 pode ser o título ideal para começar a se aventurar neste mundo, já que ele faz questão de criar um cenário receptivo para novatos.

As lutas são divertidas
As lutas são divertidas

Enquanto os jogadores veteranos da franquia podem mostrar todo seu conhecimento e se aprofundar em combos mais insanos e complicados, utilizando o controle clássico, o jogo oferece também o controle moderno, que é justamente para quem deseja ter um suporte. Com o controle moderno, fica muito mais fácil realizar combos e golpes, ainda que ele não seja totalmente automático.

O controle moderno está aqui para ajudar quem deseja aprender aos poucos ou não quer encarar um desafio muito complexo. Você ainda precisa ter atenção, precisa escolher os movimentos e precisa mostrar sua habilidade, mas de uma maneira natural e simples. Desta maneira, Street Fighter 6 impede que novos jogadores se assustem com a ideia de que dominar o jogo pode ser muito complicado e exigir muito tempo.

Barra de drive é um acerto

Com a mecânica Drive System sendo uma das novidades do jogo, temos aqui um grande acerto. Se a jogabilidade de Street Fighter 6 é fluida, divertida e totalmente reimaginada, isso só acontece por causa de um simples detalhe: Sua barrinha de drive.

Com a barra de drive, que aparece logo abaixo da sua vida, você pode utilizar movimentos e golpes que são capazes de mudar o rumo das lutas muito rapidamente, e este é o coração das batalhas do título. Com o Drive Impact, que consome a barra de drive, você pode realizar um movimento que serve tanto para atacar quanto para defender, servindo para dar dano, quebrar a guarda do inimigo ou te tirar de situações de sufoco.

O Drive System define as partidas
O Drive System define as partidas

Como este ataque é muito forte e evita qualquer golpe do adversário, ele pode ser uma excelente escolha tanto para tentar finalizar uma luta quanto para situações mais defensivas. Além disso, falando em defesa, o Drive Parry também surge como uma boa novidade. Com apenas um botão você consegue usar a barra de drive para bloquear todos ataques, menos agarrões, enquanto uma energia azul fica em volta de seu personagem.

O recurso pode se tornar ainda mais interessante caso você consiga utilizá-lo no momento certo, logo quando o oponente acerta o golpe, pois assim acontece o Perfect Parry, e você terá vantagem no próximo movimento da luta.

A barra de drive tem muitos recursos

Além dos recursos já citados, a barra de drive ainda oferece outras possibilidades, sendo elas o Overdrive, Drive Rush e Drive Reversal. Cada uma tem sua própria função e causa um impacto diferente nas partidas, o que faz com que o jogador precise saber o que usar e quando usar para aumentar suas chances de vitória.

É desta maneira que Street Fighter 6 consegue oferecer um sistema de luta reimaginado e muito interessante. Quando você entende o sistema por completo, ou pelo menos boa parte dele, as lutas passam a ser ainda mais interessantes e você sente que cada detalhe pode definir quem será o vencedor.

World Tour é decepcionante

Oferecendo uma campanha principal diferente do que vimos no antecessor, Street Fighter 6 entrega o World Tour como uma experiência completamente nova dentro da franquia de luta. Com uma espécie de mundo aberto, que pode ser chamado de open-bairro, o título permite que você crie seu próprio personagem e embarque em uma jornada pelo mundo das lutas de rua.

O grande problema é que por mais que a Capcom tenha tentado, o World Tour não é cativante de fato. O modo utiliza personagens conhecidos da franquia para dar mais peso na trama e possuir mais apelo, mas ainda assim nunca empolga de fato. O enredo é completamente esquecível e não conquista o jogador.

O World Tour decepciona
O World Tour decepciona

Além disso, com habilidades e roupas diferentes que mudam os atributos do seu personagem, os desenvolvedores também tentaram oferecer elementos que deixassem o modo mais robusto, mas ainda assim é tudo muito superficial. Outro problema é o fato do jogo exigir que o jogador realize atividades para upar seu personagem em certos momentos.

Com um mundo pouquíssimo interessante, grindar não é nada divertido. Em determinado ponto, você não aguenta mais enfrentar personagens aleatórios com caixas de papelão na cabeça... e acredite, você terá que enfrentar muitos.

Campanhas arcade curtas

Se você deseja embarcar em alguma campanha no jogo, a melhor opção são as campanhas arcade de cada personagem. Podendo ser jogadas em 5 ou 12 estágios, essas campanhas acabam sendo mais interessantes que o World Tour, apesar da extrema simplicidade que encontramos aqui.

Cada história conta com uma cena inicial, uma cena antes da última luta e uma cena final, apenas com artes e a dublagem. Se aprofundando pouco em cada personagem, as campanhas arcade são curtas e diretas, mas embaladas pelas ótimas lutas e boa gameplay acabam sendo uma boa opção.

No final das contas, fica a sensação de que o jogo deveria ter investido mais em uma campanha tradicional, deixando o World Tour de lado.

Veredito

Street Fighter 6 erra ao oferecer campanhas arcade tão curtas para entregar o World Tour. A jornada de mundo aberto é pouco interessante e totalmente esquecível.

Mas se erra na escolha de campanha, o jogo acerta no gameplay. No geral, a balança pesa mais para o lado positivo, pois o jogo acerta justamente naquilo que é mais importante. Muito divertido e dinâmico, Street Fighter 6 é um ótimo jogo de luta para novatos e veteranos.

Street Fighter 6
8.5
Prós
  • Drive System é uma ótima mecânica
  • Ótimo sistema de luta
  • Bom jogo para novatos e veteranos
Contras
  • World Tour é decepcionante
  • Campanhas arce são muito curtas