Star Wars Jedi Survivor encarou muitos problemas de otimização em seu lançamento, o que tornou o período conturbado e acabou resultando em um impacto bastante negativo. Agora, a situação no PlayStation 5 ainda é problemática e o desempenho deixa a desejar, porém tal fato não tira por completo o brilho do jogo.

Sim, o desempenho atrapalha bastante a experiência, mas ainda assim existe qualidade o suficiente para agradar o jogador, principalmente se você for um grande fã da saga criada por George Lucas. A continuação da jornada de Cal Kestis eleva o nível na narrativa e mantém a qualidade vista anteriormente em outros elementos.

Cal Kestis retorna

Star Wars Jedi: Fallen Order entregou uma trama bem escrita no universo da saga, utilizando bem a lore de Star Wars para oferecer uma nova história canônica de respeito. Se o enredo do jogo anterior já figurava como um dos mais interessantes da franquia, Jedi: Survivor consegue superar isso.

Com o retorno de Cal Kestis, protagonista do primeiro título, vemos o personagem mais maduro e experiente, ainda em sua luta contra o Império enquanto deve sobreviver na galáxia. O título rapidamente nos mostra que a equipe formada no jogo anterior se separou por diferentes motivos, e agora Cal encara seus desafios acompanhado por uma outra tripulação.

Da mesma maneira que Star Wars Jedi: Survivor é rápido em nos informar sobre o quanto as coisas mudaram, o jogo também é rápido para encaminhar o retorno de personagens já conhecidos, ainda que agora a união entre nossos heróis seja um pouco diferente, com cada personagem apresentando diferentes responsabilidades e desejos.

Imagem: Electronic Arts
Imagem: Electronic Arts

Ótimo uso da lore de Star Wars

Um dos grandes trunfos da Respawn Entertainment é mergulhar de cabeça na lore de Star Wars, utilizando elementos que nem mesmo os filmes costumam mostrar aos fãs. Jedi: Survivor é corajoso o suficiente para explorar um período muito interessante da saga, porém pouco usado em mídias como games e cinema.

Sem spoilers para não comprometer a experiência, saiba apenas que usa uma explicação muito sólida para colocar um personagem de outra época no caminho de Cal, o que abre muitas possibilidades para mergulhar ainda mais profundamente na lore.

Além disso, a Respawn mostra ter um grande conhecimento sobre a saga e também deixa evidente o quanto sabe utilizar isso. Certamente houveram muitas conversas com a Disney para saber o que poderia ser mantido e o que deveria ser cortado no enredo, e felizmente o resultado final é uma trama bastante densa e profunda, que se aproveita de diversos elementos da saga.

Com isso, a Respawn teve caminho livre para entregar um enredo com um grande plot-twist e diversos momentos marcantes. O desenvolvimento de Cal ganha ainda mais peso e outras camadas, com Jedi: Survivor oferecendo uma das jornadas mais interessantes e cativantes já vistas em Star Wars.

Imagem: Electronic Arts
Imagem: Electronic Arts

Excelente level design

O level design é outro dos grandes acertos do jogo, e muito disso é devido ao fato do título fazer um excelente uso das habilidades e da força. O que vimos no jogo anterior é expandido aqui. Você ainda precisa usar a força e outros movimentos de Cal para progredir em diferentes cenários e resolver puzzles, enquanto as novidades de gameplay e mecânicas são suficientes para entregar ao jogador uma boa sensação de novidade.

Como o jogo mantém as habilidades e técnicas que Cal aprendeu no jogo anterior, o personagem já é mais ágil e consegue realizar mais movimentos desde o primeiro minuto do jogo, no entanto, o jogo ainda tem muitos elementos de roguelite e você continua percebendo que novos caminhos e novas possibilidades surgem cada vez que você passa novamente por um ambiente.

Jedi: Survivor também apresenta logo de cara algumas mecânicas que acabam deixando a movimentação de Cal ainda mais completa e mais fácil, mas sabe reservar alguns elementos para outros momentos do jogo, o que permite que a jornada seja sempre acompanhada por novas possibilidades que não abrem espaço para uma sensação de repetição.

Avançar por cenários escalando, pulando e usando a força é extremamente divertido, e em muitos destes momentos acabam sendo até mesmo mais interessantes que o combate do título. As mecânicas são prazerosas e fazem com que avançar em cada ambiente seja uma experiência cativante.

Combate e batalhas contra chefes

O combate de Jedi: Survivor segue a mesma estrutura de seu antecessor, sendo bastante cinematográfico. Os movimentos de Cal com o sabre de luz são bonitos com as ótimas animações de golpes, o que faz com que os confrontos sejam divertidos e visualmente interessantes.

Agora, a possibilidade de trocar as posturas de Cal deixa o combate ainda mais variado, já que utilizar os diferentes tipos de sabre realmente faz com que a jogabilidade mude. Inclusive, cada postura tem sua própria árvore de habilidades. A troca de posturas não é apenas enfeite, já que o jogador sente de maneira real as diferenças na hora de enfrentar os inimigos alternando entre os estilos de luta.

Algo que decepciona é que, enquanto o combate contra inimigos comuns é prazeroso, as boss battles do jogo deixam bastante a desejar. Com a exceção de um confronto contra um personagem de muito apelo, todas as lutas contra chefes acabam sendo bem esquecíveis e um tanto sem graça. Este parece ser o único ponto no qual o jogo parece ter deixado o nível cair em comparação com o título anterior. Seja pelo moveset de oponentes ou até mesmo pelo desafio dos confrontos, as batalhas contra chefões não tem brilho.

Imagem: Electronic Arts
Imagem: Electronic Arts

Desempenho ruim no PlayStation 5

Outro ponto negativo é o desempenho ruim do jogo no PlayStation 5, o que acaba afetando a experiência de maneira negativa. Muitas das cutscenes sofrem quedas terríveis de fps, o que tira o impacto de cenas importantes do jogo. Além disso, o fps também despenca muito no gameplay, e em muitos momentos chega a beírar algo quase injogável por alguns instantes. As quedas de fps, sejam grandes ou pequenas, são constantes e certamente irritam o jogador.

Veredito

Star Wars Jedi: Survivor é uma ótima jornada, principalmente para fãs da franquia. Os problemas do desempenho são sim uma grande pedra no caminho do título, mas felizmente isso pode ser superado com a qualidade encontrada aqui.

Com uma excelente trama, que está entre as melhores da saga, o título oferece uma experiência definitiva e cativante para quem é apaixonado pelo universo criado por George Lucas.

Star Wars Jedi: Survivor
8.5
Prós
  • Ótimo uso da lore
  • Uma das melhores tramas de Star Wars
  • Excelente level design
Contras
  • Desempenho no PS5 é muito ruim
  • Lutas contra os chefes sãos em graça