O PlayStation 5 e o Xbox Series X/S já estão disponíveis no mercado desde o final de 2020, mas a disputa obviamente ainda não acabou. Assim como ocorreu nas gerações anteriores, obviamente os consoles atuais de Sony e Microsoft são grandes rivais e alvos de inúmeras comparações, com fãs dos dois lados tentando justificar os motivos que levaram em consideração na hora de optar por uma das plataformas.

Jogos exclusivos, serviços de assinatura, hardware... são muitos os pontos levados em consideração na hora de fazer uma comparação, e cada fã acha motivos variados para justificar sua escolha. Neste cenário de rivalidade, os controles também travam seu próprio confronto. Mas afinal, qual é o melhor entre o DualSense e o Xbox Controller?

O que muda no DualSense (controle do PlayStation 5)

O DualSense surgiu como uma das grandes novidades da geração, e certamente é um dos pontos de mais destaque no atual console da Sony. Sendo uma reimaginação completa do que os jogadores tinham anteriormente, o joystick recebeu um novo nome para iniciar uma nova era, marcando o adeus do DualShock.

As mudanças do DualSense já começam no próprio visual do controle, que agora tem o branco como sua cor principal e possui um design diferente de seu antecessor. Com o design padrão do DualShock sendo abandonado pela empresa, o novo visual do DualSense dá um toque de novidade para um controle que tem muito mais para oferecer.

Menos arredondado que seu antecessor, o DualSense é também mais ergonômico, apesar de ser maior. Sendo uma ótima evolução do DualShock, o DualSense mantém uma sensação semelhante para os jogadores, mas se destaca mesmo com os novos recursos que o tornam único.

Com o feedback háptico, o controle do PS5 torna as experiências muito mais imersivas ao responder às ações com fidelidade extrema. Além disso, o sistema de resistência dos gatilhos L2 e R2 também é ótimo.

Imagem: Sony
Imagem: Sony

O que muda no Xbox Controller?

Seguindo um caminho diferente da Sony, a Microsoft não promoveu tantas mudanças no seu controle com a troca de geração. O controle do Xbox Series X/S segue o mesmo padrão que já era visto no Xbox One, com poucas mudanças.

Quando criou o novo controle, a Xbox teve a intenção de torná-lo mais inclusivo, o que fez com que o design fosse menor para tornar-se mais adaptativo. A ideia era fazer com que o controle seja confortável para pessoas com mãos maiores e menores, agradando a todos os jogadores.

Além disso, a Microsoft também realizou mudanças nos botões para deixá-los com um acabamento que melhore o contato com as mãos, além de ter deixado os botões de gatilho mais texturizados com pontos táteis para ajudar os jogadores.

Imagem: Microsoft
Imagem: Microsoft

Controles Xbox tem mais conectividade

Algo que aparece como vantagem pelo lado da Microsoft é a conectividade. Os controles do Xbox One funcionam perfeitamente no Xbox Series X/S, assim como o controle do console da nova geração funciona no Xbox One, basta sincronizá-los para jogar. O controle do Xbox Series ainda é totalmente compatível com smartphones e computadores.

Enquanto o DualShock não funciona no PlayStation 5, assim como o DualSense não funciona no PlayStation 4, limitando os donos de Consoles da Sony, a Microsoft oferece muito mais liberdade e facilidade para seus jogadores.

As pilhas podem incomodar no Xbox

Enquanto o controle da Sony novamente conta com uma bateria recarregável, o controle da Microsoft ainda precisa de pilhas, o que incomoda os jogadores há algum tempo. No PlayStation 5, com os novos recursos, a bateria do DualSense pode durar entre 6 a 12 horas de acordo com a quantidade de vibração do controle.

Já a duração da pilha padrão, que vem com o controle do Xbox, é de cerca de 20 horas, com este sendo também o tempo semelhante ao das pilhas recarregáveis. Neste ponto, muitos jogadores podem interpretar que as pilhas acabam tirando um pouco da praticidade, com o DualSense sendo um controle mais fácil de recarregar.

O conforto é maior no Xbox

Apesar do DualSense ser um controle muito mais confortável que seu antecessor, ele ainda perde para o seu maior rival, que parece mais ergonômico e apresenta um tamanho melhor.

É mais simples, prático e prazeroso segurar o Xbox Controller se fizermos uma comparação direta, ainda que o DualSense esteja longe de ter o conforto como um ponto negativo de fato.

Os recursos do DualSense são superiores

Apesar do controle do Xbox Series conseguir criar sensações durante as jogatinas com vibrações, o DualSense oferece um nível muito maior de imersão, já que o feedback háptico permite que o jogador sinta diferentes tipos muito variados de vibrações que acompanham o que está acontecendo nos jogos. Você pode sentir impactos de maneira fiel, assim como pode perceber a diferença entre terrenos distintos. Além disso, os gatilhos também tornam as experiências mais completas, podendo ficar mais leves, pesados ou até mesmo travar dependendo das situações.

Além disso, o DualSense ainda tem a vantagem de contar com um microfone embutido, algo que não está presente no controle da Microsoft e pode fazer diferença para jogadores que não possuam um headset.

Qual é o melhor?

Tanto o DualSense quanto o Xbox Controller tem seus pontos positivos, e um controle pode superar o outro em diferentes quesitos. No entanto, por oferecer uma experiência muito mais robusta e completa no que diz respeito ao gameplay, o controle da Sony fica na frente por ser uma das grandes novidades da atual geração de consoles.