As especificações do Playstation 5 e do Xbox Series X já foram reveladas e causaram muita discussão sobre qual console da próxima geração seria superior. Entretanto, embora as configurações do hardware dos videogames sejam importantes, são os controles que irão realmente definir a diversão nos jogos, além dos games em si. A razão para isso é porque eles são simplesmente o dispositivo que conecta o jogador ao mundo criado pelos estúdios de jogos, e quanto mais bem pensado for, mais imersão trará para o usuário.

Sony anuncia seu novo controle DualSense para o Playstation 5

Ontem, foi revelado pela Sony, no Playstation Blog, seu novo controle DualSense. O novo dispositivo desenvolvido para controlar o Playstation 5 parece ser mais ergonômico, mais confortável de segurar. Além disso, como o há a presença de um microfone embutido, não haverá mais a necessidade (caso se tenha uma boa qualidade de captação) de utilizar headsets e sim somente headphones estéreo (2.0). Também tivemos a retirada do botão "share" (compartilhar), que foi substituído pelo botão "create" (criar), que promete mostrar novas maneiras de criação de um gameplay para compartilhar com todos ou mesmo para guardar para si.

Controle DualSense do Playstation 5 (PS5). Fonte: Playstation Blog
Controle DualSense do Playstation 5 (PS5). Fonte: Playstation Blog

Playstation demorou para revelar seu controle, Xbox já tinha seu controle revelado a quase 1 mês

A japonesa desenvolvedora de consoles no fim das contas demorou um bom tempo para revelar esta novidade, pois há quase 1 mês atrás a Microsoft revelou os detalhes de seu novo controle, onde houve uma leve alteração no formato (quase imperceptível ao olhar, e a adição de características dos controles Xbox Elite e Xbox Adaptive. Além disso, foi implementado também o BLE (Bluetooth Low Energy) e a tecnologia Dynamic Latency, para melhorar a conectividade e economizar bateria ao mesmo tempo. Entretanto, embora o novo controle desenvolvido pela Microsoft tenha entrada para fones, não há a presença de um microfone como no DualSense, o que diminui consideravelmente as opções de fones de ouvido e encarece o valor dos mesmos, pois os headphones de mesmo valor que headsets, possuem qualidade de som superior.

Controle do Xbox Series X. Fonte: Xbox
Controle do Xbox Series X. Fonte: Xbox

Microsoft não deixou passar a chance de rebater após o anúncio do controle DualSense

Claro que, após o anúncio do novo controle DualSense para o PS5, a Microsoft não poderia deixar de rebater de alguma forma. Algumas horas após o anúncio da Sony, a empresa postou em sua conta oficial do Xbox no Twitter um GIF do novo controle do Xbox Series X. Confira abaixo:

O que achou dos novos controles apresentados pela Sony e pela Microsoft? Tem alguma preferência? Qual o motivo da escolha? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião.